Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Março de 2014 | 14h24 - Actualizado em 30 Março de 2014 | 14h26

Moxico: Efectivos das FAA doam sangue ao centro hemoterápio do Hospital Provincial

Luena - Um contingente das Forças Armadas Angolanas (FAA), estacionado na Região Militar Leste/Moxico, doou sangue, sábado, ao centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Moxico, para minimizar a carência que se faz sentir naquela unidade sanitária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção, enquadrada nas actividades das comemorações do 12º aniversário da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se a 4 de Abril próximo, foi organizada em colaboração com a Associação Provincial dos Dadores de Sangue.

Em declarações à imprensa, o chefe da Repartição de Educação Patriótica da Região Militar Leste, tenente-coronel Raimundo Fernando, disse que, além de ser benéfico para o hospital, o gesto serviu também para incentivar outras pessoas a criarem iniciativas para  apoiar as unidades sanitárias que necessitam do referido líquido, indispensável a salvação de vidas humanas.

Baseando-se no lema “Dar sangue é salvar outras vidas“, o oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) apelou a sociedade a mobilizar-se e seguir o exemplo dos efectivos da corporação.

Adiantou que outros 212 combatentes das FAA estão selecionados para doar sangue, de forma faseada, durante e próximo mês (Abril).

Ao louvar a iniciativa, o presidente da Associação Provincial de Dadores de Sangue, António Pinto “Mata-Bicho”, disse que a campanha, alargada ao envolvevimento também de efectivos da Polícia Nacional, organizações juvenis e fiéis de igrejas, sedeadas na cidade do Luena, visa acudir os pacientes necessitados.

De referir que o bloco operatório, a pediatria e o banco de urgência do Hospital Provincial do Moxico têm registado, nos últimos dias, vários casos de mortes por falta de sangue.

A Associação Provincial de Dadores de Sangue controla mais de 400 membros, distribuídos nos núcleos dos municípios do Luau, Alto Zambeze, Bundas, Camanongue e Luena (sede). 

Assuntos FAA   Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 12:19:07

    Hospital geral do Moxico beneficia de 26 bolsas de sangue

    Luena - Vinte e seis bolsas de sangue, equivalente a 13 mil mililitros, foram doados hoje, sexta-feira, no Luena, ao centro hemoterapia do hospital geral do Moxico (HGM), pelos fiéis da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes em Angola na África (IFEPAA) "Bom Deus".

  • 29/01/2019 18:00:28

    Programa de Controlo da Lepra necessita de 21 técnicos

    Luena - Vinte e um técnicos de saúde são necessários para reforçar o Programa de Controlo e Tratamento da Lepra no Moxico informou, nesta terça-feira, no Luena, o supervisor provincial do programa, Domingos Baptista César.

  • 27/01/2019 03:06:56

    Sector da saúde regista dois mil casos de malnutrição no Moxico

    Luena - Dois mil e quatro casos de malnutrição foram registados, em 2018, nas unidades hospitalares do Moxico, um aumento de 448 ocorrências em relação a 2017, informou sábado, no Luena, a supervisora do Programa Provincial de Nutrição, Victorina Sói Mariano.

  • 14/01/2019 20:09:25

    Hospital Geral do Moxico efectua nove operações em 24 horas

    Luena - Nove doentes que padeciam de hidrocefalia e de outras pandemias foram submetidos a intervenções cirúrgicas, nas últimas 24 horas, no Hospital Geral do Moxico (HGM), localizado na cidade do Luena.