Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Março de 2014 | 16h36 - Actualizado em 01 Março de 2014 | 16h36

Bengo: Administrador inteira-se dos serviços da saúde e educação na aldeia do Vale do Paraíso

Barra do Dande - O administrador comunal da Barra do Dande, Abreu Augusto Leal, iniciou nesta sexta-feira, o ciclo de visitas de constatação do grau de funcionamento dos sectores da saúde e educação nas aldeias recônditas desta circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à Angop no final da visita à localidade do Vale do Paraíso, que visou saber as principais dificuldades que os professores e enfermeiros enfrentam o responsável considerou a mesma de bastante proveitosa.

 “A administração comunal não tem poder de decisão, vamos produzir um documento que será encaminhado à sede municipal para possíveis soluções”, precisou.

Segundo Abreu Leal, os técnicos da saúde e da educação, na sua maioria residem na capital do país (Luanda) e apresentaram inúmeras dificuldades que vão desde a falta de condições laborais, energia eléctrica e residências para acomodá-los.

 “Os funcionários destes sectores fazem diariamente o percurso de mais de 50 quilómetros para trabalhar, situação que está a preocupar bastante a administração local”, ressaltou.

Salientou que vai interceder junto da administração municipal do Dande, no sentido de se ultrapassar este problema, propondo a construção de residências para os quadros desta circunscrição, por forma a conferir maior dignidade aos funcionários, tanto no exercício das suas funções como na sua acomodação.

O administrador comunal da Barra do Dande apontou ainda entre outras prioridades a reabilitação e ampliação de infra-estruturas escolares e sanitárias existentes, com vista a melhorar a assistência médica e medicamentosa das comunidades.

 Abreu Leal, que se fez acompanhar do administrador adjunto, Domingos Ventura Neto e quadros da administração comunal, foi informado sobre o funcionamento da estação de distribuição de água às populações, bem como dos apoios que têm tido do comando da 70ª brigada militar de infantaria motorizada, situada no Vale do Paraíso.

 No Vale do Paraíso, o responsável visitou o posto de saúde, a escola primária nº 356, com três salas de aulas, onde funciona igualmente o I e II ciclo, com um total de cerca de mil alunos repartidos em três turnos.

A população da comuna da Barra do Dande está estimada em cerca de 16 mil e 510 habitantes, a maioria da qual se dedica à agricultura de subsistência, a pesca artesanal e ao comércio rudimentar.

Leia também
  • 13/11/2018 06:13:31

    Sector da saúde realiza concurso público no Bengo

    Caxito - Mil e 72 candidatos serão submetidos a teste, a 20 deste mês, para o preenchimento de 46 vagas no sector da saúde na província do Bengo, soube-se esta segunda-feira na cidade de Caxito.

  • 11/11/2018 11:19:26

    BJS reforça stock de sangue do Hospital Geral do Bengo

    Caxito - Cinquenta e sete bolsas de sangue de 500 mililitros cada foram doadas sábado ao Hospital Geral do Bengo, pela Brigada Jovens Solidários (BJS), com vista a reduzir a carência deste produto naquela unidade hospitalar.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 31/10/2018 14:28:29

    Sanatório sem reagentes para exames

    Menongue - A falta de reagentes, nos últimos dias, no hospital sanatório de Menongue, no Cuando Cubango, tem levado a que o diagnóstico da tuberculose seja feito com recurso ao exame de raio X, informou terça-feira, a administradora da unidade sanitária, Victória Mutango.