Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Abril de 2014 | 11h08 - Actualizado em 07 Abril de 2014 | 11h07

Huíla: Autoridade sanitária leva consultas especializadas à Caluquembe

Caluquembe - Pelo menos 30 mil habitantes do município de Caluquembe receberam assistência médica especializada relacionada com doenças crónicas, neste fim de semana, no quadro de um programa da Direcção Provincial da Saúde denominado "Saúde com Paz".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director provincial da Saúde da Huíla, Antino Matias

Foto: José Krithinas

O programa, inserido no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje (segunda-feira) beneficiou pessoas com doenças crónicas de natureza cardiáca e neurológica, e efectuou testes voluntários de VIH/Sida assim como medição da pressão arterial.

Segundo o director provincial da Saúde da Huíla, Antino Matias, a acção visou prestar uma assistência especializada às comunidades, uma vez que se nota uma certa carência de médicos especializados no interior da região.

Afirmou que esta actividade caracteriza-se por consultas em regime ambulatório, que é prestada por médicos cardiologistas e neurologistas, mobilizados pela direcção provincial, disponibilizou meios e quadros para o sucesso da actividade àquela comunidade.

Por sua vez, o administrador de Caluquembe, José Arão Chissonde, realçou que o município está a renascer e tem muitos problemas de saúde, porque estava desprovido de elementos indispensáveis para uma boa saúde, como a água e saneamento básico.

Avançou que agora o cenário é diferente, pois o Governo está atento aos aspectos colaterais para que haja mais equilíbrio neste segmento da vida, por isso a postura da saúde é valiosa, porquanto há necessidade de médicos especialistas naquela zona do país.

O município de Caluquembe dista a 193 quilómetros a norte do Lubango, sede capital da província da Huíla e tem uma população estimada em 150 mil habitantes.

Além de Caluquembe esses serviços já beneficiam os habitantes dos municípios dos Gambos e Quilengues.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 13/11/2018 19:34:24

    Doente morre ao atirar-se de sétimo andar do Hospital do Lubango

    Lubango - Um cidadão de 24 anos de idade, doente com diagnóstico de psicose alcoólica, teve morte imediata ao atirar-se hoje, terça-feira, de um sétimo andar do Hospital Central do Lubango “António Agostinho Neto”, onde estava internado há cinco dias.

  • 05/11/2018 11:42:36

    Hospital da Matala recebe anti-retrovirais e tuberculostáticos

    Matala - Medicamentos e outros materiais gastáveis para o tratamento do HIV/Sida e da Tuberculose foram entregues hpje, segunda-feira, a direcção municipal da Saúde da Matala, província da Huíla, pela empresa General Electric, em colaboração com a ONG Africare.

  • 01/11/2018 12:27:56

    Crianças com patologias diversas enviadas para Alemanha

    Lubango - Vinte e duas crianças dos zero aos 11 anos de idade da província da Huíla seguiram viagem hoje, quinta-feira, de Luanda à República Federativa da Alemanha para beneficiarem de tratamento médico nas especialidades de cirurgia plástica, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia e osteomielite, durante um ano.

  • 25/10/2018 11:45:05

    Minsa cria gabinetes de ética e humanização

    Lubango - Gabinetes de ética e humanização com objectivo de formar quadros para o atendimento ao público serão criados em 2019, em todo país, pelo Ministério da Saúde (Minsa) junto dos hospitais de referência, anunciou hoje, quinta-feira, no Lubango, a titular da pasta, Sílvia Lutukuta.