Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Abril de 2014 | 10h42 - Actualizado em 08 Abril de 2014 | 10h41

Malanje: População de Cacuso recebe meios de combate a doenças vectoriais

Cacuso (Malanje) - A população do município de Cacuso, província de Malanje, beneficiou, segunda-feira, de inseticidas, bio-ratos, mosquiteiros, larvicidas visando o combate às doenças transmitidas por vectores como mosquitos, mosca tse tse, caracóis, pulgas, ratos e carraças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A distribuição dos produtos inseriu-se nas comemorações do dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de Abril. As actividades alusivas à efeméride realizaram sob o lema "Doenças transmitidas por vectores, pequenas picadas grandes ameaças" e foram coordenadas pela directora provincial da Saúde, Lazina Vera Cruz.

Na abertura das actividades, Lazina Vera Cruz, que se pretendia com a comemoração do dia Mundial da Saúde, promover a sensibilização das pessoas sobre o perigo que aqueles insectos representam para sociedade.

"Os vectores têm disseminado as patologias como a malária, tripanossomiase, dengue, elefantíase, entre outras, que tem contribuído no agravamento dos casos de morbi-mortalidade na região", esclareceu a directora.

De acordo com a responsável, o impacto destas doenças transmitidas por vectores à saúde humana são elevadas, principalmente nas comunidades rurais onde ainda não se observa o saneamento básico.

Apelou à população a prevenir-se contra tais doenças por forma a garantir a condição do bem-estar das pessoas, envolvendo aspectos físicos e mentais em harmonia com a definição orientada pela Organização Mundial de Saúde.

"Cada um deve ter a responsabilidade de velar pelo seu bem-estar social, saneamento básico ao nível das comunidades pelas medidas preventivas que possam vir a concorrer para um ambiente seguro", recomendou.

Testemunharam o acto o administrador municipal em exercício de Cacuso, Garcia Nicolau Álvaro, responsáveis da direcção provincial da saúde, médicos cubanos e autoridades tradicionais.

O Município de Cacuso situa-se a 72 quilómetros a oeste da cidade de Malanje.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 11/11/2018 08:04:26

    Consumo exagerado de álcool faz mais de dois mil feridos

    Malanje - Dois mil e 402 casos de agressões físicas foram registados de janeiro a setembro deste ano (mais 757 em relação a igual período anterior ), no banco de Cirurgia e Ortopedia do Hospital Regional de Malanje, provocados por consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.

  • 01/11/2018 00:36:26

    Malanje regista redução de casos de malária

    Malanje - Oitenta e um mil casos de malária foram registados na província durante o primeiro semestre do ano em curso, contra mais de 170 mil referente ao igual período de 2017.

  • 30/10/2018 17:46:18

    Especialista aponta sedentarismo como factor principal para surgimento de cancro

    Malanje - O sedentarismo aliado ao consumo excessivo de álcool, tabaco e alimentos ricos em gorduras constituem factores principais para o surgimento de cancro, afirmou hoje (terça-feira), nesta cidade, o mestre em ciências biomédicas, Elias Morais Quingongo.

  • 26/10/2018 18:44:52

    Estudantes alertados sobre consequências das ITS

    Malanje - Estudantes do Liceu 4 de Janeiro, no bairro Quizanga, nesta cidade, foram hoje (sexta-feira), alertados sobre as consequências das ITS (Infecções de Transmissão Sexual), pelo coordenador da ANASO (Associação Nacional de Luta contra o SIDA), em Malanje, Valdemar Cassombe.