Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Maio de 2014 | 13h29 - Actualizado em 12 Maio de 2014 | 13h34

Uíge: Sector de Saúde em Quimbele necessita de 45 enfermeiros

Quimbele - Quarenta e cinco enfermeiros são necessários no município de Quimbele, 261 quilómetros à nordeste da cidade do Uíge, informou à Angop, domingo, o administrador do hospital local, Eduardo Capitão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo  a fonte, os 54 enfermeiros actuais, distribuídos pelas três comunas e 299 aldeias são insuficientes, tendo em conta o elevado número de habitantes (299.262 habitantes) da municipalidade.

Fez saber que o Hospital Municipal, a funcionar em condições provisórias, atende diariamente 130 à 150 pacientes, com várias patologias. O seu funcionamento é assegurado por 28 enfermeiros das áreas de  pediatria geral, banco de urgência, medicina geral e consultas externas.

Realçou que o Hospital Municipal, a ser reabilitado e ampliado, receberá três médicos, em breve, para as áreas de genecologia, pediatria e medicina geral.

Funcionam no município de Quimbele, 10 sub-unidades sanitárias, faltando inaugurar um Centro Médico na comuna do Icoca e um Posto de Saúde na localidade do Quibanzi, cujas obras estão concluídas.

Fez saber que a malária, doenças da pele e respiratórias agudas são as patologias mais registadas na circunscrição, avançando que para redução da malária têm sido distribuídos mosquiteiros tratados à grávidas e crianças, bem como realizadas campanhas de recolha de lixo.

Eduardo Capitão explicou que o programa dos serviços integrados de saúde local tem servido para a realização de vacinação, consultas pre-natal, testagem de Vih/Sida e distribuição de mosqueteiros tratados.

Com uma área de 261 quilómetros quadrados, o município do Quimbele tem uma população estimada em 299 mil e 262 habitantes, distribuída por três comunas (Alto-Zaza, Quicoca e Quango) e 299 aldeias.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 16/11/2018 13:02:18

    Registados mais de 150 casos de cólera no município do Uíge

    Uíge - Cento e 51 casos de cólera foram registados, no município do Uíge, desde o ressurgimento da doença no passado mês de Setembro deste ano, pelas autoridades sanitárias da província.

  • 15/11/2018 16:06:55

    Mais de mil crianças vacinadas contra sarampo no Uíge

    Uíge - Mil e 930 crianças, de zero aos 15 meses, foram vacinadas contra sarampo e febre-amarela, em Outubro do corrente ano, pelas autoridades sanitárias do município do Uíge, contra outras 2.674 de igual período anterior, visando prevenir as mesmas de eventuais patologias.

  • 01/11/2018 14:59:37

    Estomatologia regista 40 a 60 casos/dia de cárie

    Uíge - Quarenta a sessenta pacientes com cárie dentária são atendidos diariamente pelo serviço de estomatologia do hospital provincial do Uíge, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe local da área sanitária, João Pinto.

  • 26/10/2018 18:38:57

    Sanatório do Uíge controla mais de 100 doentes com VIH/Sida

    Uíge - Cento setenta e nove doentes com tuberculose controlados pelo Hospital Sanatório do Uíge estão infectados com VIH/Sida, informou hoje, sexta-feira, à Angop, o director do Hospital Sanatório do Uíge, Kiala Godi.