Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Agosto de 2014 | 18h54 - Actualizado em 06 Agosto de 2014 | 18h54

Maternidade do Alto-Zambeze clama por médicos especializados e enfermeiros

Cazombo - A Maternidade do Alto-Zambeze precisa de dois médicos especializados em obstetrícia e ginecologia, assim como de 25 enfermeiras licenciadas para reforçar a área das consultas pré-natais, consultas gerais, sala de partos e banco de urgência, informou hoje, quarta-feira, o director municipal de saúde, Jacinto Caumba Sandeze.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maternidade do Alto-Zambeze clama por médicos especializados

Foto: Angop/Arquivo

Com capacidade para internar 21 doentes, a aludida instituição atende uma média diária de 80 pacientes e enfrenta problemas da falta de ambulância para transferir os pacientes  graves para as unidades hospitalares de referência.

Durante o primeiro semestre deste ano, segundo a fonte, trezentos e 78 partos, dos quais 27 natos mortos, foram assistidos na mesma maternidade do município fronteiriço do Alto-Zambeze (Moxico).

O  responsável informou que no mesmo período, foram realizadas 13 intervenções cirúrgicas (cesarianas) com resultados positivos, bem como registou igual número de fetos danificados, por chegada tardia na unidade hospitalar.  

O director municipal de saúde aconselhou as gestantes a aderirem ao centro materno infantil ao invés de perderem tempo em tratamentos caseiros liderados pelas parteiras tradicionais, o que tem provocado complicações no dia do parto.  

Leia também
  • 06/02/2019 23:31:24

    Agentes de saúde aprimoram técnicas sobre uso do mosquiteiro

    Luena - Dezassete supervisores do Programa Provincial da Malária e de Promoção da Saúde do Moxico participam desde hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, num seminário para aprimorarem as técnicas sobre o uso correcto de mosquiteiros e outros mecanismos de combate ao paludismo.

  • 01/02/2019 12:19:07

    Hospital geral do Moxico beneficia de 26 bolsas de sangue

    Luena - Vinte e seis bolsas de sangue, equivalente a 13 mil mililitros, foram doados hoje, sexta-feira, no Luena, ao centro hemoterapia do hospital geral do Moxico (HGM), pelos fiéis da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes em Angola na África (IFEPAA) "Bom Deus".

  • 29/01/2019 18:00:28

    Programa de Controlo da Lepra necessita de 21 técnicos

    Luena - Vinte e um técnicos de saúde são necessários para reforçar o Programa de Controlo e Tratamento da Lepra no Moxico informou, nesta terça-feira, no Luena, o supervisor provincial do programa, Domingos Baptista César.

  • 27/01/2019 03:06:56

    Sector da saúde regista dois mil casos de malnutrição no Moxico

    Luena - Dois mil e quatro casos de malnutrição foram registados, em 2018, nas unidades hospitalares do Moxico, um aumento de 448 ocorrências em relação a 2017, informou sábado, no Luena, a supervisora do Programa Provincial de Nutrição, Victorina Sói Mariano.