Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

18 Agosto de 2014 | 19h20 - Actualizado em 19 Agosto de 2014 | 16h53

Lançadas brigadas de saúde nas comunidades rurais do Luena

Luena - Três brigadas (fixa, avançada e móvel) foram hoje lançadas na localidade de Dala Sul, município do Moxico, pela repartição municipal de Saúde, no âmbito da estratégia de aproximação dos serviços de saúde à população rural.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Repartição Municipal da Saúde no Luena

Foto: Kynda Kyungu

As brigadas, nesta primeira fase do projecto de periodicidade bi-mensal, pretendem abranger mais de mil habitantes, dos nove mil existentes, com prioridade para crianças, grávidas, idosos e pessoas vulneráveis.

O projecto integra os serviços básicos de saúde, nomeadamente, consultas pré-natais, Assistências Integradas das Doenças de Infância (AIDI), obstetrícia, medicina, desparasitação, quimioprofilaxia do paludismo, HIV/SIDA, nutrição, vacinação e distribuição de mosquiteiros.  

Falando à Angop, o director municipal da repartição de Saúde, Carlos dos Santos Paulo, salientou que o principal objectivo do programa é aproximar os serviços de saúde primária à população.

Esclareceu que as equipas avançadas estarão fixadas num raio de 15 quilómetros das unidades sanitárias e as móveis a 10 quilómetros, para facilitar o atendimento às grávidas, crianças e idosos, enquanto as fixas foram instaladas dentro das comunidades.

Explicou que a maior preocupação da repartição é atingir um nível maior de cobertura para atenuar as dificuldades de saúde que as comunidades enfrentam no acesso aos serviços primários sanitários.

“Estamos a realizar este projecto com esperança de voltarmos dentro de um mês, para consolidação das doses e reavaliarmos as grávidas na segunda consulta, assim como as crianças”, disse.

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também
  • 06/02/2019 23:55:01

    Aumentam casos de VIH/SIDA em Cacuso

    Malanje - Quarenta e quatro casos de VIH/SIDA foram registados nas unidades sanitárias do município de Cacuso, província de Malanje, em 2018, representando um aumento de 35 notificações em relação a 2017.

  • 06/02/2019 23:31:24

    Agentes de saúde aprimoram técnicas sobre uso do mosquiteiro

    Luena - Dezassete supervisores do Programa Provincial da Malária e de Promoção da Saúde do Moxico participam desde hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, num seminário para aprimorarem as técnicas sobre o uso correcto de mosquiteiros e outros mecanismos de combate ao paludismo.

  • 06/02/2019 19:41:51

    Sindicalistas defendem transição de categoria dos quadros licenciados da saúde

    Huambo - Os membros do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Administração Pública e Serviços, na província do Huambo, defenderam hoje, quarta-feira, a transição e actualização das categorias de todos os quadros do sector da Saúde que tenham concluído cursos de licenciatura

  • 06/02/2019 19:38:35

    Hospital central vai ter programa específico de avaliação do desempenho

    Huambo - O hospital central da província do Huambo vai ter, em breve, um contrato-programa de avaliação específica do grau de desempenho dos seus trabalhadores nas diversas especialidades.