Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

28 Janeiro de 2015 | 11h30 - Actualizado em 28 Janeiro de 2015 | 11h32

Moxico: Luacano precisa de três médicos especializados

Luacano - Três médicos especializados em cirurgia, ginecologia e medicina geral são necessários no município do Luacano, província do Moxico, para assegurar o sector da saúde na circunscrição, informou hoje, quarta-feira, o seu responsável, João Domingos Capochi.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o director municipal da saúde no Luacano fez saber que os médicos são necessários para se juntarem ao único pediátrico e os 44 enfermeiros básicos e médios colocados no município, para melhor assistência médica e medicamentosa aos pacientes.

Por outro lado, João Capochi explicou serem necessários igualmente 50 enfermeiros e 35 tecnicos administrativos para assegurar o hospital municipal, três centos médicos e sete postos de saúde existentes.

Anunciou para este ano, a construção de cinco postos de saúde nas localidades de Kassenda, Ituto, Sacutenda, Katema e Kato, infraestruturas que irão fazer com que as populações destas localidades deixem de percorrer longas distâncias a procura dos serviços sanitários.

João Domingos Capochi apontou a malária, infecções transmissíveis sexualmente, urinárias, doenças diarreicas agudas e gastrites como as patologias mais frequentes na região.

Situado ao longo do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), o município do Luacano dista  217 quilómetros a Leste da cidade do Luena.

Tem 30 mil e 747 habitantes (dados preliminares do Censo Geral da População e Habitação de 2014) que se dedicam a agricultura e a pesca, ocupando uma extensão territorial de 34 mil e 780 quilómetros quadrados.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 12:19:07

    Hospital geral do Moxico beneficia de 26 bolsas de sangue

    Luena - Vinte e seis bolsas de sangue, equivalente a 13 mil mililitros, foram doados hoje, sexta-feira, no Luena, ao centro hemoterapia do hospital geral do Moxico (HGM), pelos fiéis da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes em Angola na África (IFEPAA) "Bom Deus".

  • 29/01/2019 18:00:28

    Programa de Controlo da Lepra necessita de 21 técnicos

    Luena - Vinte e um técnicos de saúde são necessários para reforçar o Programa de Controlo e Tratamento da Lepra no Moxico informou, nesta terça-feira, no Luena, o supervisor provincial do programa, Domingos Baptista César.

  • 27/01/2019 03:06:56

    Sector da saúde regista dois mil casos de malnutrição no Moxico

    Luena - Dois mil e quatro casos de malnutrição foram registados, em 2018, nas unidades hospitalares do Moxico, um aumento de 448 ocorrências em relação a 2017, informou sábado, no Luena, a supervisora do Programa Provincial de Nutrição, Victorina Sói Mariano.

  • 14/01/2019 20:09:25

    Hospital Geral do Moxico efectua nove operações em 24 horas

    Luena - Nove doentes que padeciam de hidrocefalia e de outras pandemias foram submetidos a intervenções cirúrgicas, nas últimas 24 horas, no Hospital Geral do Moxico (HGM), localizado na cidade do Luena.