Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Abril de 2015 | 12h41 - Actualizado em 30 Abril de 2015 | 12h40

Moxico: PAV atinge 80 porcento de cobertura na província

Luena - O grau de implementação do Programa Alargado de Vacinação (PAV) de rotina subiu para 80 porcento de cobertura nos últimos 12 meses, revelou hoje, quinta-feira, no Luena, a chefe de secção provincial dos Cuidados Primários de Saúde, Isabel Sonhi.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, no final da cerimónia de encerramento da “Semana Mundial de Vacinação”, a responsável afirmou que o envolvimento dos parceiros sociais contribuiu no aumento qualitativo da cobertura vacinal, deixando as baixas coberturas dos anos anteriores (60 porcento).

Precisou que por municípios, o Leua, Cameia e Luchazes, por causa das dificuldades das vias de acesso, registam-se coberturas baixas, porém, promete melhorias com o reforço nos próximos tempos de equipas de saúde móveis e avançadas.

Sobre a poliomielite, assegurou que há quatro anos que não se regista a circulação do pólio vírus selvagem (agente causal), o que pode influenciar, nos próximos tempos, para a sua erradicação definitiva.

O calendário de vacinação angolano contempla vacinação de rotinas contra as doenças da poliomielite, tuberculose, difteria, tétano, tosse convulsa, sarampo, febre-amarela, hepatite B, pneumonia, meningite, otite, causadas pelo pneumococo, hemofilus influenza tipo B e diarreia por rotavírus.

Sublinhou ser importante que se alcance os objectivos do PAV para se reduzir a morbi-mortalidade por doenças imunopreveniveis por vacinação, aumentando as coberturas de vacinação de forma homogéneas em todas as comunidades.

Para isso, apontou, ser preciso adequar os recursos, a capacitação dos técnicos de forma eficaz no acompanhamento e tratamento da mãe e do filho, através dos serviços fixos, móveis e avançados, e a participação comunitária dentro de uma área sanitária devidamente mapeada, permitindo, deste modo, maior acesso ao pacote essencial de cuidados e serviços de saúde materno-infantil.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 12:19:07

    Hospital geral do Moxico beneficia de 26 bolsas de sangue

    Luena - Vinte e seis bolsas de sangue, equivalente a 13 mil mililitros, foram doados hoje, sexta-feira, no Luena, ao centro hemoterapia do hospital geral do Moxico (HGM), pelos fiéis da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes em Angola na África (IFEPAA) "Bom Deus".

  • 29/01/2019 18:00:28

    Programa de Controlo da Lepra necessita de 21 técnicos

    Luena - Vinte e um técnicos de saúde são necessários para reforçar o Programa de Controlo e Tratamento da Lepra no Moxico informou, nesta terça-feira, no Luena, o supervisor provincial do programa, Domingos Baptista César.

  • 27/01/2019 03:06:56

    Sector da saúde regista dois mil casos de malnutrição no Moxico

    Luena - Dois mil e quatro casos de malnutrição foram registados, em 2018, nas unidades hospitalares do Moxico, um aumento de 448 ocorrências em relação a 2017, informou sábado, no Luena, a supervisora do Programa Provincial de Nutrição, Victorina Sói Mariano.

  • 14/01/2019 20:09:25

    Hospital Geral do Moxico efectua nove operações em 24 horas

    Luena - Nove doentes que padeciam de hidrocefalia e de outras pandemias foram submetidos a intervenções cirúrgicas, nas últimas 24 horas, no Hospital Geral do Moxico (HGM), localizado na cidade do Luena.