Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Agosto de 2015 | 15h10 - Actualizado em 06 Agosto de 2015 | 22h20

Huambo: Diagnosticados 73 casos de oncocercose

Huambo - Setenta e três casos de oncocercose, doença vulgarmente conhecida por cegueira dos rios, foram diagnosticados recentemente na província do Huambo, durante a campanha de mapeamento das doenças tropicais negligenciadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao anunciar o facto hoje, quinta-feira, o chefe do departamento da Saúde Pública, Almeida Chitungo, disse que a campanha, que decorreu em finais de Julho, confirmou a existência de várias localidades propensas para a propagação da doença.

Sem entrar em detalhes, o responsável informou que os resultados alcançados pelos técnicos da Direcção Nacional da Saúde Pública e por médicos de países africanos que também se debatem com a doença, obrigam a tomada de medidas urgentes, para combater a oncocercose, uma das doenças tropicais negligenciadas.

Disse que as localidades próximas dos rios são as mais vulneráveis ao contágio, referindo que os sintomas desta doença manifestam-se depois de um período de incubação de um mês, criando problemas nos olhos das pessoas infectadas, até atingir a cegueira.

Almeida Chitungo apontou o uso de roupas que cobrem a maior parte da pele, assim como repelentes de insectos e redes como algumas formas de prevenção da oncocercose, que é a 2ª principal infecciosa causa de cegueira no mundo.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também