Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Março de 2016 | 23h38 - Actualizado em 26 Março de 2016 | 23h37

Moxico: Sector da saúde nos Luchazes necessita de cinco médicos especializados

Camgamba - O hospital municipal dos Luchazes, província do Moxico, necessita para o reforço do seu pessoal de pelo menos cinco médicos, nomeadamente um ginecologista, clínico geral, ortopedista, pediatra e um cirurgião, anunciou neste sábado o chefe de departamento local de Saúde Pública e Grandes endemias, Jorge Carlos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Actualmente o município conta apenas com dois médicos e 25 enfermeiros para atender uma população mais de 13 mil habitantes, assistindo uma média diária de 200 pacientes neste hospital.

O responsável sanitário indicou que o envio dos referidos especialistas ao município dos Luchazes vai evitar com que a população se desloque ao Luena, capital provincial, à procura dos serviços sanitários e, consequentemente, permitindo a diminuição do êxodo rural.

Jorge Carlos manifestou-se também preocupado com a ausência constante dos funcionários nos locais de trabalho.

Com uma população estimada em treze mil 649 habitantes (senso 2014), o município dos Luchazes conta com um hospital, quatro centros de saúde e dois postos médicos.

As patologias mais frequentes são a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, entre outras.

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também
  • 07/02/2019 18:51:33

    Lançada segunda fase do projecto "Saúde Móvel" no Lubango

    Lubango - A organização não governamental People In Need lançou hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, a segunda fase do projecto Saúde Móvel.

  • 07/02/2019 18:26:03

    Campanha contra schistosomíase longe da meta em Malanje

    Malanje - Apenas 19 mil e 202 crianças dos 5 aos 15 anos de idade, das 114 mil e 164 inicialmente previstas, foram desparasitadas contra a schistosomíase, no município de Malanje, durante a campanha contra a doença decorrida de 25 a 27 de Janeiro deste ano.

  • 07/02/2019 18:01:23

    Sindicato da saúde ainda descontente com o salário mínimo

    Huambo - A reivindicação do aumento salário mínimo nacional constitui uma das prioridades, para este ano, do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Administração Pública e Serviços, em prol da melhoria das condições de vida das pessoas que o auferem, apesar da recém actualização.

  • 06/02/2019 23:55:01

    Aumentam casos de VIH/SIDA em Cacuso

    Malanje - Quarenta e quatro casos de VIH/SIDA foram registados nas unidades sanitárias do município de Cacuso, província de Malanje, em 2018, representando um aumento de 35 notificações em relação a 2017.