Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

15 Março de 2017 | 19h12 - Actualizado em 16 Março de 2017 | 10h54

Angola: Ministro participa no balanço para alívio do Sida nos EUA

Luanda - O Ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, participa desde segunda-feira, nos Estados Unidos da América, no balanço do Plano de Emergência do Presidente dos EUA, para o alívio do Sida (PEPFAR), organizado pelo Departamento de Estado americano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo (arquivo)

Foto: Lino Guimaraes

Segundo uma nota enviada, quarta-feira, à Angop, o encontro visa apoiar financeiramente os projectos para o controlo do VIH/Sida, bem como analisar a situação epidemiológica com vista a finalizar a nova proposta de financiamento para Angola e outros países que beneficiam do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para a luta contra o Sida (PEPFAR).

A par do certame, lê-se na nota,  Luís Gomes Sambo e a embaixadora dos EUA em Angola, Helen La Lime, mantiveram um encontro com a coordenadora do (PEPFAR), Deborah Birx, onde o ministro angolano falou sobre o engajamento político do governo angolano na cooperação intersectorial.

Luís Gomes Sambo referenciou também no encontro que manteve com a coordenadora, o incremento do orçamento e aplicação da estratégia recomendada pela OMS e a ONUSIDA para a expansão da testagem e o aumento da cobertura de tratamento das pessoas que vivem com VIH/Sida em Angola.

O encontro que termina nesta sexta-feira, 17 de Março, serve ainda para interagir com os parceiros nacionais e internacionais e reforçar as relações de cooperação no âmbito da luta contra o Sida e outras endemias como a malária.

No que se refere a malária, a delegação chefiada por Luís Gomes Sambo vai ainda reforçar as relações com a Gates Foundation no âmbito do financiamento do sector da saúde em Angola para os próximos cinco anos, pode ler-se.

Participam no encontro, a embaixadora dos EUA em Angola, Helen La Lime e o embaixador da República de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, entre outros representantes de organizações de cooperação bilateral e multilateral como a USAID E A ONUSIDA. 

Assuntos Angola  

Leia também