Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Outubro de 2017 | 15h04 - Actualizado em 13 Outubro de 2017 | 15h03

Mais de 200 pessoas participam em Icolo e Bengo no encontro sobre cancro

Icolo e Bengo - Aproximadamente 200 pessoas estiveram reunidas em um workshop hoje, sexta-feira, no centro cultural Agostinho Neto, em Icolo e Bengo, província de Luanda, para falar do cancro e suas consequências, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O workshop se enquadra nas actividades alusivas aos 26 anos da fundação do CNJ, assinalado no dia quatro e o Outubro Rosa consagrado ao combate do cancro da mama, com objectivo de reflectir sobre o aumento de casos de câncer do seio, do útero e da prostata na juventude.

O Presidente do CNJ, Francisco Mateus Tigão  apelou, na ocasião, os jovens a disseminarem  a informação sobre a luta contra o cancro e fez também uma abordagem sobre os factores de risco e sinais  indicativos sobre o surgimento da doença.

Já a assessora do Ministério da Juventude e Desportos, Alcina da Cunha, recomendou as mulheres presentes a fazerem o auto exame da mama e em caso de suspeita procurar de imediato o médico.  

No encontro foram abordados os temas “O cancro da mama, do útero e da prostata na juventude”, dissertados pela Fundação Mulher na Luta contra o Cancro da Mama e do Instituto Nacional de Controlo do Cancro, respectivamente.

Dados do Instituto Angolano de Controlo de Câncer indicam que 115 novos casos de cancro da mama foram diagnosticados no primeiro semestre de 2017, contra 248 casos de 2016.

Segundo os dados, diariamente surgem seis novos casos de cancro no instituto, considerado um aumento substancial e que não reflectem a realidade do país, porque os dados estatísticos provinciais não chegam a hora.

Assuntos Doença   Província » Luanda  

Leia também
  • 13/10/2017 08:30:54

    Oftalmologista destaca importância de exames de visão periódicos

    Luanda - O oftalmologista Manuel da Silva Gomes destacou a importância da realização de exames oftalmológicos periódicos, já que os problemas de visão podem acontecer em qualquer idade, apesar de ser mais frequente em pessoas idosas.

  • 10/10/2017 19:14:18

    Bié necessita de um Hospital Psiquiátrico

    Cuito - A província do Bié, Centro de Angola, necessita de pelo menos um Hospital Psiquiátrico, para dar resposta à doenças de fórum mental defendeu hoje, terça-feira, na cidade do Cuito, o director clinico interino do Hospital Geral, João Menezes.

  • 10/10/2017 16:00:05

    Angola: Psicólogo defende trabalho com activistas para reduzir estigma do doente mental

    Cazenga - O psicólogo clínico do Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga , Luanda, Faustino Borges, defendeu a necessidade da criação de grupos de activistas nas comunidades para combater o estigma e a exclusão social para com as pessoas que sofrem de problemas mentais.