Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

09 Fevereiro de 2018 | 17h11 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 17h07

Huambo: PCA presta assistência médica gratuita a cinco mil pessoas

Huambo - Cinco mil pessoas residentes nos municípios do Huambo Caála, Chicala-Cholohanga e Longonjo, na província do Huambo, beneficiaram de assistência médica gratuita, entre 12 de Janeiro a 8 de Fevereiro, prestada pelo Projecto Consultório Académico (PCA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O dado foi divulgado hoje, sexta-feira, pelo coordenador do projecto, Edine Jesus, no encerramento da jornada desenvolvida nesta região do país, tendo informado que os membros do PCA realizaram diversas consultas de medicina geral, estomatologia e fisioterapia.

Esta assistência médica gratuita, segundo ele, enquadra-se no cumprimento dos objectivos da organização não-governamental, assentes em estágios voluntários, promoção em saúde pública, serviços de medicina preventiva e investigação científica em saúde pública.

Durante a jornada, iniciada a 12 de Janeiro, os 22 licenciados e estudantes, da Universidade Jean Piaget, nas áreas de medicina, medicina dentária, fisioterapia e farmácia realizaram consultas e palestras sobre as medidas preventivas de diversas doenças.

Edine Jesus afirmou que foram também distribuídos alguns fármacos essenciais e equipamentos de higiene bocal, além dos integrantes do projecto terem participado na campanha de pulverização intra e extra domiciliar, para combater o mosquito causador da malária.

Presente no acto de encerramento, a directora da saúde na província do Huambo, Jovita Cachequele, louvou a iniciativa da organização, desafiando, na ocasião, outras instituições da sociedade civil a envolverem-se, activamente, nas acções que visam garantir a saúde pública da população.

Admitiu que, nesta província, a saúde pública precisa de uma maior colaboração das forças vivas da sociedade, para que se possa atingir os resultados desejados, considerando ser um problema multi-sectorial, que não compete apenas ao sector da saúde.

“Precisamos trabalhar todos e a todos os níveis, sobretudo na sensibilização da população sobre a melhoria do saneamento básico e reforçar as medidas preventivas das doenças”, acrescentou.

O Projecto Consultório Académico é uma organização auto-sustentada, constituída por mais de 100 membros, entre licenciados e estudantes de Farmácia, Medicina Dentária e Fisioterapia, na Universidade Jean Piaget, em Luanda.

Criado em Abril de 2011, o PCA tem como principal objectivo proporcionar actividades práticas mais sólidas aos estudantes de saúde, apoiar os serviços de assistência médica através de consultórios, desenvolver serviços de medicina preventiva e estágio aplicativo, desenvolver trabalhos de investigação científica na área de saúde pública.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/02/2018 20:17:57

    Huambo: Programa "Malária Zero" define acções de prevenção

    Huambo - Um milhão e 250 mil mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração vão ser distribuídos até ao mês de Dezembro, pela direcção local da Saúde, no âmbito do programa de "Malária Zero".

  • 08/02/2018 19:42:18

    Huambo: Católicos doam sangue a diversos hospitais

    Huambo - Setenta e quatro litros de sangue foram doados hoje, quinta-feira, a quatro hospitais da província do Huambo, por membros da igreja católica, em saudação ao Dia Mundial do Doente, a assinalar-se no domingo.

  • 01/02/2018 15:18:12

    Centro de Hemoterapia do Hospital Huambo sem sangue

    Huambo - O Centro de Hemoterapia do Hospital Central do Huambo está sem sangue, há sete dias, para acudir as 75 transfusões diárias necessárias, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o seu responsável, Aristides Timóteo.