Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

09 Fevereiro de 2018 | 16h16 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 16h16

Notificados mais de setecentos casos de HIV/sida por ano

Moçamedes- Setecentos e 53 casos de HIV/sida foram notificados pelas autoridades sanitárias, em cinco municípios sedeados na província, de Janeiro a Dezembro do ano transacto, em vinte mil 651 utentes aconselhados e testados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declaração hoje sexta-feira à Angop, a enfermeira ponto focal provincial do CATV, Julinha Século sublinhou que do número de casos registado no período em causa, consta 160  mulheres gestantes afectadas, 20  crianças menores de 14 anos de idade, 71 casos não indeterminado, com 40 óbitos.

Julinha Século salientou ainda que, quatro mil e 288 pacientes estão sendo acompanhados com o tratamento de antirretrovirais, dos quais 502 são novos casos, enquanto que 214 abandonaram o tratamento e 42 transferidos  para  províncias vizinhas do Lubango e Benguela.

Sublinhou que para a redução de transmissão de HIV/ sida de mãe para o filho, 103 gestante mereceram o tratamento de corte vertical, ao passo que, outras 69 crianças nascidas de mães seropositivas são acompanhadas e medicadas com terapias completa como  AZT oral adicionado com  3TC e NEP.

Esclareceu ainda que, foram diagnosticados 265 casos de HIV/sida associados com tuberculose pulmonar e extra pulmonar, dos quais 160 são mulheres incluindo uma gestante e quatro crianças.

Acrescentou que comparativamente ao igual período de 2016, houve um acréscimo de 214 casos seropositivos, com 32 óbitos em 14 mil e 31 utentes aconselhados e testados.

As entidades sanitárias no Namibe controlam cinco mil e 437 casos de seropositivos dos quais, mil e 76 crianças

 

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 06/02/2018 15:10:33

    Técnicos da saúde aprimoram conhecimentos sobre saúde mental

    Moçamedes - Técnicos de saúde, entre seis médicos e 12 enfermeiros das principais unidades sanitárias dos cinco municípios da província do Namibe, aprimoram nesta cidade, de seis a 11 do mês em curso de conhecimentos ligados a saúde mental.

  • 18/01/2018 17:07:46

    Namibe forma mais de 100 técnicos de enfermagem geral

    Moçâmedes - Cento e setenta e dois estudantes do colégio "Pitagro? terminaram a sua formação média, em enfermagem geral, análise clinicas e farmácia, quatro anos depois, cujo acto formal do encerramento do ano acadêmico decorreu numa cerimónia realizada hoje, quinta-feira, nesta cidade.

  • 13/01/2018 15:19:38

    Cunene: Mais de vinte transgressores impedidos na fronteira Angola/Namíbia

    Ondjiva - Vinte e nove cidadãos foram impedidos de atravessar a fronteira Namíbia/Angola, durante a semana finda, pela Polícia de Guarda Fronteira no Cunene, informou este sábado, em Ondjiva, o porta-voz da corporação, intendente, Nicolau Tuvecalela.