Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

09 Fevereiro de 2018 | 18h32 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 18h32

Perfil de carreira é discustido na reunião de Concertação dos Terapêuticos

Ondjiva - O Conselho Provincial dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica discutiram hoje (sexta-feira), em Ondjiva, o perfil de carreira, a melhoria salarial e as condições de trabalho, na primeira reunião de concertação deste ano, na província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Retrato de técnico de terapêutica

Foto: Arquivo

A reunião, orientada pelo presidente da mesa de assembleia nacional do Conselho,  António Julião Gomes, foi também tratadas informações sobre a situação da proposta de reestruturação do estatuto, o códigos de ética e a especificação de cada profissão técnica.

Na ocasião, António Gomes afirmou que a classe é crucial no sistema de Saúde, pois as áreas técnicas de diagnósticos e de terapêutica são fundamentais para a qualidade da assistência médica da população.

"O Ministério da Saúde tem em carteira um programa de melhoria do estatuto dos técnicos de diagnósticos e de terapêutica quanto à carreira e melhoria das condições de trabalho, daí a importância desse encontro, para junto dos associados, colher contribuições validas", vincou.

Um técnico de diagnósticos e terapêutico e um profissional da área da Saúde, com formação media e superior, que utiliza técnica cientifica com fins de promoção da saúde e de prevenção, diagnostico e tratamento da doença ou de reabilitação.

O encontro contou com a presença de 130 técnicos de diagnósticos e terapêutica, saídos dos seis municipios da província do Cunene.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 06/03/2018 18:56:59

    Rastreio da malária abrange mais de 43 mil pessoas na fronteira com a Namíbia

    Ondjiva - Quarenta e três mil e 261 pessoas dos municípios do Curoca, de Namacunde e de Ombadja, província do Cunene, foram submetidas, de Setembro de 2017 a Fevereiro do corrente ano, aos testes de diagnóstico e controlo da malária, visando o rastreio da doença ao longo da fronteira com a Namíbia, informou hoje (terça-feira) a directora da Unidade de Gestão do Projecto de "Eliminação da malária E8 - Angola/Namíbia", Anna Johonsson.

  • 06/03/2018 13:39:17

    Saúde necessita de reagentes para analise de CD4

    Ombadja - O serviço de Saúde Pública no município de Ombadja, 96 quilómetros de Ondjiva, capital da província do Cunene, está desde Janeiro deste ano com carência de reagentes para testar o nível de CD4 aos mil e 888 pessoas portadoras do vírus da Sida.

  • 05/03/2018 15:41:01

    Responsável advoga criação de serviços materno infantil

    Ondjiva - A necessidade da criação de uma unidade específica dos serviços materno-infantil na província do Cunene foi defendido hoje, segunda-feira, pelo director do Hospital Geral de Ondjiva, Fernando Shomongula, com vista a garantir um serviço de saúde mais humanizado.

  • 26/02/2018 10:49:51

    Saúde em Oshimolo necessita de novos técnicos de enfermagem

    Ondjiva - Dezasseis novos técnicos de saúde são necessários para assegurar o pleno funcionamento do sector na comuna de Oshimolo, município do Cuanhama, província do Cunene, informou, domingo, a sua responsável, Anactória Ndakola.