Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Fevereiro de 2018 | 10h31 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 10h48

Criados postos permanentes de vacinação animal

Luanda - Cinco postos permanentes de vacinação contra a raiva em animais foram criados este mês no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, soube hoje Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Kilamba Kiaxi: criados postos de vacinação animal (Arquivo).

Foto: Clemente Santos

Os postos estão a funcionar nas administrações distritais no Palanca, Sapu, Nova Vida e Golfe, com dois técnicos cada e  visa dar resposta ao crescente  número de mordeduras de cães no município e para a prevenção  e combate à raiva .

Em declarações à Angop, o responsável da área de Canil Gatil, Armando Marimba, esclareceu  que a prevenção é muito importante, porque o animal vacinado fica protegido do vírus da raiva e deve ser vacinado uma vez por ano.

Disse que os postos têm registado muita aderência, em média são vacinados 70 animais, acrescentando que a Administração esta a trabalhar em colaboração com o Departamento Provincial  do Instituto dos Serviços de Veterinária de Luanda  (ISV), que fornece as vacinas.

Além das equipas fixas, Armando Marimba, informou que haverá também grupos móveis para abranger grande parte dos animais.

Os distritos, continuou,  estão a realizar trabalhos de sensibilização e mobilização dos munícipes sobre a importância e necessidade da vacinação e sobre o perigo da doença da raiva que é fatal em homens e animais.

De acordo com dados estatísticos da Direcção Municipal da Saúde, de Julho a Dezembro de 2017 foram registados 822 casos de mordedura de cães.

 Em relação aos animais vadios, disse que a Administração não possuiu meios técnicos para  a recolha.

Armando Marimba disse que o município precisa também de um canil gatil para depositar os animais recolhidos na via e para avaliação do estado serológico dos animais agressores, suspeitos de raiva.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 01/11/2018 23:07:41

    Dengue diagnosticados em Caxicane

    Icolo e Bengo - Um caso de Dengue foi diagnosticado a um morador de idade adulta, quarta-feira, na aldeia de Caxicane, distrito urbano de Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda por uma equipa da Direcção municipal de saúde durante uma campanha de rotina.

  • 31/10/2018 23:52:10

    Cajueiro assiste oito pacientes diariamente com problemas mentais

    Cazenga - Uma média de oito pacientes com problemas neorológicos, entre crianças, jovens e adultos, são atendidos diariamente no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, informou esta quarta-feira a psicóloga clínica, Marlene Macheco.

  • 27/10/2018 07:16:09

    Falta de humanização dos serviços de saúde inquieta munícipes do Cazenga

    Cazenga - A falta de humanização dos serviços de saúde, medicamentos e o longo tempo de espera nas unidades hospitalares do município do Cazenga, em Luanda, preocupa os doentes que preferem procurar as clínicas e postos médicos privados.

  • 26/10/2018 14:20:20

    Mais de mil munícipes de Bom Jesus recebem assistência médica gratuita

    Luanda - Mil e 56 moradores do Segundo Bairro da comuna de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, beneficiaram de consultas gratuitas, esta semana, durante uma Feira de Saúde promovida por médicos angolanos nas especialidades de pediatria e de medicina geral.