Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Dezembro de 2018 | 16h27 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 16h27

Saúde em Cabinda atenta com doenças febris

Cabinda - O Centro de Saúde do Tchizo, arredores da cidade de Cabinda, registou, em Novembro deste ano, um caso de dengue, informou nesta sexta-feira o chefe de departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Secretaria da Saúde, Razão Simão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hospital Central de Cabinda

Foto: Pedro Parente

Em declarações à Angop, Razão Simão, que não ser alarmante a situação, defende a necessidade de o sector da saúde encarar e ficar mais atenta às doenças febris, com  diagnósticos mais aprofundados em casos em que os pacientes apresentem sintomas com a febre.

Informou que alguns casos que têm sido atendidos como malária, com pesquisa de plasmódio negativo, podem ser identificados como eventuais casos de dengue, daí a necessidade do profissional de saúde diagnosticar, fazendo uma comparação com as outras doenças que cruzam com esses sintomas.

Razão Simão, que não avançou o número de casos febris diagnisticados diariamente nas unidades sanitárias da província, assegurou que não existe perigo desta febre (dengue) em Cabinda, pelo facto de ser uma doença viral, com tratamento específico, de acordo com os sintomas, para além de o sector estar preparado em termos técnicos e laboratoriais para o manejo de eventuais casos.

Apesar de não se registar outros casos desta doença desde Novembro, considerou importante o reforço das medidas de prevenção, tais como a higiene o saneamento do meio, uso de mosquiteiro, tapar os reservatórios de água, dentre outros.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 30/10/2018 17:51:02

    Notificados quarenta e dois casos de Cancro da mama em Cabinda

    Cabinda - Quarenta e dois (42) casos de cancro da mama foram detectados, de Janeiro a Setembro de 2018, afirmou hoje (terça-feira), nesta cidade, a responsável do Núcleo Provincial de Oncologia, Maria Beua Capita.

  • 18/10/2018 15:39:35

    Cabinda ganha centro psiquiátrico

    Cabinda - A província de Cabinda conta desde o início do corrente mês, pela primeira vez, com um centro psiquiátrico para fazer atender as pessoas com perturbações mentais ou deprimidas, disse hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe de departamento de Saúde Pública da Secretaria Provincial, Razão Simão.

  • 26/09/2018 06:11:49

    Patologias mentais serão assistidas no Posto de Mbaca

    Cabinda - Os pacientes do foro mental serão, a partir da próxima semana, assistidos no Posto de Saúde de Mbaca, periferia da cidade de Cabinda, anunciou na terça-feira, nesta cidade, o vice-governador para o sector Político e Social, Alberto Paca.