Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Dezembro de 2018 | 16h27 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 16h27

Saúde em Cabinda atenta com doenças febris

Cabinda - O Centro de Saúde do Tchizo, arredores da cidade de Cabinda, registou, em Novembro deste ano, um caso de dengue, informou nesta sexta-feira o chefe de departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Secretaria da Saúde, Razão Simão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hospital Central de Cabinda

Foto: Pedro Parente

Em declarações à Angop, Razão Simão, que não ser alarmante a situação, defende a necessidade de o sector da saúde encarar e ficar mais atenta às doenças febris, com  diagnósticos mais aprofundados em casos em que os pacientes apresentem sintomas com a febre.

Informou que alguns casos que têm sido atendidos como malária, com pesquisa de plasmódio negativo, podem ser identificados como eventuais casos de dengue, daí a necessidade do profissional de saúde diagnosticar, fazendo uma comparação com as outras doenças que cruzam com esses sintomas.

Razão Simão, que não avançou o número de casos febris diagnisticados diariamente nas unidades sanitárias da província, assegurou que não existe perigo desta febre (dengue) em Cabinda, pelo facto de ser uma doença viral, com tratamento específico, de acordo com os sintomas, para além de o sector estar preparado em termos técnicos e laboratoriais para o manejo de eventuais casos.

Apesar de não se registar outros casos desta doença desde Novembro, considerou importante o reforço das medidas de prevenção, tais como a higiene o saneamento do meio, uso de mosquiteiro, tapar os reservatórios de água, dentre outros.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 06/02/2019 13:41:37

    Hospital Provincial de Cabinda recebe medicamentos

    Cabinda - Um lote de medicamento diverso foi doado ao Hospital Provincial de Cabinda pela empresa Porto de Cabinda, no quadro do seu programa de responsabilidade social.

  • 31/01/2019 16:29:44

    População de Cabinda terá serviços de hemodiálise

    Cabinda - O hospital Geral de Cabinda, em construção na zona de Chibodo, cerca de 18 quilometros a norte da cidade de Cabinda, contará com serviços de hemodiálise, especialidade até então inexistente actualmente nas unidades hospitalares.

  • 25/01/2019 03:03:24

    Candidato a Ordem dos Médicos conhece nível organizativo do sector

    Cabinda - O Candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, José Luís Pascoal, disse haver um nível organizativo dos serviços de saúde ao encontro dos cidadãos no município de Buco-Zau, cerca de 120 kms a norte de Cabinda.

  • 06/01/2019 09:27:34

    Cabinda: Verba condicona equipamento da Faculdade de Medicina

    Cabinda - A Faculdade de Medicina da Universidade Onze de Novembro, em Cabinda, debate-se com a falta de cem mil dólares para a montagem de equipamentos destinados à clínica hospitalar universitária, revelou a decana, Maria das Dores.