Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Abril de 2018 | 12h54 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 12h53

Famílias chamadas a valorizar cuidados primários de saúde

Cuito - A responsável do banco de urgência do hospital provincial do Bié, Emília Paulina Satunga, realçou hoje, segunda-feira, no Cuito, a importância das famílias conhecerem e valorizarem os cuidados primários de saúde, no combate as doenças, mormente a malária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a responsável sublinhou que, no último final de semana, foram assistidos 238 pacientes, que resultou em 60 internados, salientando que, destes, 114 foram atendidos na área de medicina, 106 na orto-cirurgia enquanto 18 outros são vítimas de acidentes de viação.

Em comparação a igual período anterior, foram atendidos 296 pessoas, sendo a medicina com 137, orto-cirurgia 139, acidentes de viação 18, com 62 internados e um falecimento.

De acordo a responsável, as famílias devem ampliar as acções que visam o combate as doenças, com destaque para queimar ou enterrar o lixo, usar o mosquiteiro tratado com insecticida, não cultivar próximo das moradias, praticar exercícios físicos e outros.  

Aconselhou os automobilistas a continuarem a respeitar o código do trânsito e peões fazerem sempre a travessia nas passadeiras para diminuir as mortes e os danos materiais.

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 05/11/2018 22:22:19

    Igreja pede ao Governo melhorias na assistência médica nos hospitais

    Cuito - Os fiéis da IEIA (Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola) na província do Bié, pediram ao Governo local, maior intervenção quanto a melhoria da assistência médica e medicamentosa e humanizado nas unidades sanitárias, sobretudo no hospital central.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 01/11/2018 12:05:05

    Cancro da mama assusta mulheres e exige resposta rápida

    Luanda - Os números assustam os especialistas no país, mas a resposta é cada vez mais urgente para travar a incidência do cancro da mama. O caso não é para menos: cinco em cada 70 mulheres consultadas em Angola são diagnosticadas com esta patologia silenciosa.

  • 31/10/2018 14:32:44

    Higiene bucal previne cárie

    Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.