Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2018 | 21h59 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 21h58

Hospital regional regista 22 óbitos por hipertensão arterial

Malanje - Vinte e duas pessoas morreram no hospital regional de Malanje vítimas de hipertensão arterial, durante o I trimestre deste ano, contra três de igual período de 2017 informou quarta-feira, nesta cidade, a chefe de secção de estatística da unidade sanitária, Henriqueta Baptista.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável fez saber que durante o período em referência, o hospital diagnosticou 50 pacientes com hipertensão arterial, contra os 60 do igual período do ano anterior.

Fez saber que a falta de informação sobre a doença, bem como dificuldades financeiras para aquisição dos fármacos e consequentemente o não cumprimento as consultas de rotina, estão na base para o aumento das mortes com hipertensão arterial na província.

Na ocasião, a médica cardiologista Rosa Ventura Brandão esclareceu que qualquer pessoa esta propensa a adquirir as doenças cardiovasculares, daí a necessidade de se adoptar medidas para prevenção da doença, como a prática regular de exercícios físicos, aliado ao consumo de alimentos ricos em sais minerais.

Entretanto, alertou que a alteração nos níveis da pressão arterial, acima de 120 por 80 milímetros de mercúrio, observada 3 ou mais vezes numa pessoa, torna-se preocupante e se deve procurar especialista em cardiologia.

Assuntos Província » Malanje   Saúde  

Leia também
  • 16/05/2018 21:56:43

    Crianças com anemia falciforme requerem cuidados redobrados no cacimbo

    Lubango - Os pais e encarregados de educação de crianças com problemas de anemia falciforme devem redobrar os cuidados no agasalho dos filhos nesta época de cacimbo, pois a exposição ao frio extremo podem precipitar as crises apelou quarta-feira, no Lubango, a médica pediatra Mariana Miguel.

  • 16/05/2018 16:20:45

    Médico aponta medidas preventivas contra doenças respiratórias

    Mbanza Kongo - O médico Kanza Kiangebeni aconselhou nesta quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a população a prevenir-se de doenças respiratórias agudas (DRA), que geralmente surgem nesta época de cacimbo.

  • 16/05/2018 13:04:09

    Uíge: Saúde traça estratégias para prevenção da ébola

    Uíge, 16/5 (Angop) - Um encontro estratégico e de auscultação as autoridades municipais sanitárias foi hoje, quarta - feira, nesta cidade, promovido pela direcção provincial da saúde no Uíge, para as medidas de prevenção do ébola que assola nos últimos dias o país vizinho de República Democrática do Congo (RDC).