Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2018 | 16h09 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 16h09

Médico aconselha acompanhamento visual em doentes com "distúrbios de movimento"

Luanda - A necessidade de avaliação por imagem (vídeos) de pacientes durante a fase de crise ou manifestação de "distúrbios de movimentos", para melhor precisão da avaliação médica dos mesmos, foi aconselhado hoje quarta-feira em luanda, pelo médico americano Alex Pasiorkowski.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o especialista que falava no segundo dia, do "primeiro simpósio de neuropediatria", existem vários tipos de distúrbios de movimentos que exigem um acompanhamento de visualização (Imagem), durante a crise, uma vez que estes não são descritíveis e podem ser confundidos com outras patologias neuropediatricas.

Segundo a fonte, muitas vezes os movimentos não estão presentes, na altura do exame, é necessário que as famílias ou especialistas façam vídeos para se perceber com a ausência de provas (a olho nu), o tipo e transtorno e complexidade, uma vez que existem movimentos paroxismos, como os ataques epilécticos.

Para Alex Pasiorkowski, os distúrbios do movimento podem ser gravemente debilitante e podem afectar a capacidade de executar actividades do dia-a-dia de muitos indivíduos.

O mesmo descreveu que existem vários tipos de distúrbios do movimento como os tiques, que as vezes, afectam a velocidade, a fluência, a qualidade e a facilidade de movimentos e podem causar aflição de tarefas simples diárias, como escrever, caminhar.

Aclarou que nos tiques, a maioria das crianças não precisam de tratamento com medicamentos, dependendo se o tique mesmo aflige ou não a criança, sendo que o sucesso do tratamento com drogas, é difícil de evoluir porque a história natural da desordem é exacerbação e remissão.

Declarou que os distúrbios de movimento trazem dois tipos de movimentação, sendo o primeiro involuntários que  usualmente melhoram ou desaparecem, durante o sono, têm uma aparência mais estereotípica, não está associada com a perda da consciência, nem tem actividade epileptiforma.

" Os movimentos voluntários contrariamente, têm a aparência mais estereotípica, persistem ou pioram durante o sono, usualmente estereotípicas, mais variáveis, associadas com perda de consciência, usualmente acompanhada com actividade epileptiforma", esclareceu.

A fonte proferiu ainda sobre a distonia que é outro tipo de distúrbio de movimento caracterizada por contracções musculares sustentadas ou intermitentes, geralmente envolvente grupos agonistas ou antagonistas de forma simultânea (Co- Contracção).

Segundo o especialista, a mesma leva a movimentos repetitivos ou a posturas anormais,  tipicamente apresentam, um carácter de torção do segmento afectado e tendência de preponderância direccional, podendo acometer qualquer parte do corpo de forma localizada ou generalizada.

Apresentou ainda como tratamento da distonia, anticolinergicos, baclofeno, benzodiazepinicos, toxina butolinica dentre outros.

Existem vários casos de distúrbios como o Mioclonia geralmente significa rápidas, descontroladas, breves e irregulares de anormalidades de movimento de um grupo de músculos, a aflição de múltiplos sistemas, levando a Atrofias. Isso é chamado de síndrome de arrastador tímido, paralisia supranuclear progressiva (PSP) é um distúrbio de movimento raro que afecta os movimentos e gestos, dentre outros.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/05/2018 17:15:46

    Primeiro simpósio de neuropediatria aponta carência de especialista

    Luanda - A carência de especialistas em neuropediatria nos principais hospitais do país, para atender a demanda de casos das doenças relacionadas, foi apontada hoje (terça-feira) em Luanda, durante o "Primeiro Simpósio das Principais Problemas em Neuro Pediatria", que iniciou hoje, em Luanda.

  • 11/05/2018 19:23:24

    Angola regista ausência de Casos de Ébola

    Luanda - Angola regista ausência até o momento de casos ou suspeita de Ebóla, mas, está em curso medidas de acção e contenção do alastramento da doença.

  • 11/05/2018 18:58:00

    Curso de reforma de saúde estabelece dialogo sobre prioridade do sector

    Luanda - O curso sobre reformas de Sistemas de Saúde em Angola é um instrumento chave para apoiar o dialogo nacional sobre prioridades e os principais desafios que o governo angolano pretende para o fortalecimento do sistema de saúde.