Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2018 | 16h20 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 16h20

Médico aponta medidas preventivas contra doenças respiratórias

Mbanza Kongo - O médico Kanza Kiangebeni aconselhou nesta quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a população a prevenir-se de doenças respiratórias agudas (DRA), que geralmente surgem nesta época de cacimbo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o também director de enfermagem do hospital municipal de Mbanza Kongo apontou como doenças mais frequentes, no período seco, a bronquite, a broncopneumonia, a pneumonia simples, asmas, entre outras.

O médico generalista explicou que tais complicações, de fácil contágio, surgem com maior frequência nesta época do ano fruto da contracção dos vasos do sistema respiratório como brônquios e bronquíolos ao nível dos pulmões, em consequência de intenso frio.

Recomenda também o aprimoramento das medidas de higiene pessoal e de outros cuidados como evitar tapar a boca com a mão ao tossir, limpeza frequente das residências, manter abertas as janelas e portas, em horário diurno para permitir a ventilação no seu interior, dentre outras.

Considerou a poeira, que caracteriza a época de cacimbo no país, como uma das principais responsáveis pela agudização destas patologias de foro respiratório, com maior incidência em crianças e pessoas idosas.

Sugeriu, por isso, que banhos em crianças devem ser dados em horas apropriadas e de preferência com água morna, uma medida que se aplica também aos velhos da terceira idade para se prevenirem do reumatismo.

Disse que a sua unidade hospitalar, com a capacidade de 100 camas, está preparada para fazer face a eventual aumento de casos de doenças respiratórias agudas, no período em voga, dispondo de alguns fármacos para o tratamento destas patologias.

Em Angola, o tempo seco ou frio, tempo conhecido por época de cacimbo inicia a 15 de Maio e termina a 15 de Agosto do mesmo ano.

 

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 16/05/2018 13:04:09

    Uíge: Saúde traça estratégias para prevenção da ébola

    Uíge, 16/5 (Angop) - Um encontro estratégico e de auscultação as autoridades municipais sanitárias foi hoje, quarta - feira, nesta cidade, promovido pela direcção provincial da saúde no Uíge, para as medidas de prevenção do ébola que assola nos últimos dias o país vizinho de República Democrática do Congo (RDC).

  • 16/05/2018 12:40:46

    Mais de dois mil e 800 casos de hipertensão arterial diagnosticados

    Lubango Dois mil e 817 casos de hipertensão arterial foram diagnosticados no primeiro trimestre deste ano na província da Huíla, que resultaram em nove óbitos, mais 113 ocorrências em relação a igual período de 2017.

  • 16/05/2018 12:12:04

    Programa de luta contra malária em risco na Chibia

    Chibia, 16/05 - O programa de luta anti-vectorial contra a malária, no município da Chibia, na Huíla, está paralisado, devido a falta de insecticida para fumigação e combustível para as viaturas que o suportam.