Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

17 Maio de 2018 | 18h16 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 18h16

Responsável aconselha à consultas de rotina de hipertensão

Saurimo - As consultas de rotina de hipertensão arterial ajudam a controlar a doença e evitar mortes prematuras, admitiu hoje, quinta-feira, em Saurimo, a directora provincial da Saúde, Maria Segunda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

DIRECTORA PROVINCIAL DA SAÚDE, MARIA SEGUNDA

Foto: QUINTAS BENJAMIM

Em declarações à Angop, no quadro da abertura de actividades do Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de Maio), considerou que uma consulta contribui positivamente na mudança do estilo de vida das pessoas.

Afirmou que a hipertensão arterial é tão silenciosa e muito perigosa, entretanto é necessário consciencializar a população sobre os seus perigos, quando não é controlado totalmente.

No quadro da celebração da data, além de palestras de sensibilização à população, estão disponíveis quatro postos móveis nos principais pontos da cidade, com um médico e sete enfermeiros, para realizar consultas gratuitas.

Maria Segunda aconselha a população a afluir aos postos para saber qual é a real situação, alertando para a prática regular de exercícios físicos, consumo de alimentos ricos em sais minerais, para ajudar a melhorar a condição de vida.

O 17 de Maio é celebrado anualmente como o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, com o propósito de fomentar a observação regular da pressão arterial.

O objectivo da fundação deste dia é combater o flagelo da hipertensão, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da mesma no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Leia também
  • 05/11/2018 17:47:56

    Reduzem casos de sida em Muconda

    Saurimo - Oito novos casos de infecção pelo vírus do VIH/Sida foram diagnosticados, de Janeiro até a presente data, do ano em curso, no município do Muconda (Lunda Sul), menos quatro em relação a igual período de 2017.

  • 01/11/2018 10:10:30

    Hospital pediátrico carece de espaço para consultas externas

    Saurimo - O hospital pediátrico de Saurimo, situado no bairro Txizainga, carece de um espaço para consultas externas, visando desafogar o banco de urgência, informou hoje, quinta-feira, em Saurimo, o director da instituição, Frederico do Nascimento.

  • 29/10/2018 18:23:30

    Hospital Pediátrico regista ruptura no stock de sangue

    Saurimo - O Hospital Pediátrico da Lunda Sul, sita no bairro Txizainga, em Saurimo, regista ruptura de stock de Sangue, há duas semanas, o que tem dificultado a assistência de pacientes que carecem de transfusão, informou hoje, segunda-feira, o director interino da unidade, Valdemar Ngumba.

  • 26/10/2018 23:46:47

    Morbi-mortalidade por malária aumenta na Lunda Sul

    Saurimo - Saneamento básico precário atendendo os determinantes de saúde foi apontado, hoje, sexta-feira, num comunicado final do primeiro Simpósio da Patologia, como sendo um dos factores, que concorre para o aumento da morbi-mortalidade por malária na Lunda Sul, durante o período de 2014 a 2018.