Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Agosto de 2018 | 02h16 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 02h15

Cunene: Mais de 30 casos de queimaduras tratados no Hospital Geral

Ondjiva - Trinta e quatro casos de queimaduras de diversos graus e dois óbitos, foram registados entre Janeiro a Julho do ano em curso, no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, menos dois em relação ao igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Hospital Geral do Ondjiva

Foto: José Cachiva

A informação foi prestada quinta-feira, à Angop, pela chefe de secção da Cirurgia, Prudênciana Ningeniseni, referindo que das vítimas de queimaduras de fogo e agua quente, na sua maioria são crianças com idades compreendidas entre os 3 a 4 anos.

Explicou que muita dessas queimaduras acontecem na altura em que crianças estão sozinhas em casa e no tentarem fazer o chá no fogão para os que vivem na cidade e ao aquecer o fogo para os que moram na zona rural acabam por se queimar.

“Ficamos muito triste e preocupado quando assistimos casos do género, pelo que, os adultos devem ter mais cuidado com as crianças para não correrem o risco de queimarem e terem lesões na superfície da pele”, afirmou.

Prudênciana Ningeniseni defendeu a necessidade de se reforçar as acções de sensibilização para melhor esclarecer a população sobre as diversas formas de se evitar a queimaduras como usar protectores nas tomadas eléctricas, manter os produtos  inflamáveis fora do alcance dos menores.

Na área da Cirurgia do Hospital Geral de Ondjiva, com capacidade de 54 camas, estão actualmente internados 34 pacientes com queimaduras, fracturas dos membros inferiores e superior, assim como os operados por motivo de diversas doenças.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 05/02/2019 18:12:57

    Cunene carece de papas para tratamento da malnutrição

    Ondjiva - Os hospitais da província do Cunene carecem de papas, conhecidas por “Plumpy Nut”, que são suplementos alimentares para o tratamento da malnutrição em crianças menores de cinco anos de idade.

  • 01/02/2019 21:16:10

    Casos de tuberculose aumentam no Cunene

    Ondjiva - Mil e 802 casos de tuberculose foram registados na província do Cunene, em 2018, contra os 986 notificados no ano de 2017, disse hoje ( sexta-feira), em Ondjiva, a supervisor local do Programa de Combate a Tuberculose, Ricardina Assunção.

  • 31/01/2019 18:12:37

    Aumenta número de mulheres nas consultas de planeamento familiar

    Ondjiva - Cinco mil e 355 mulheres com idade fértil aderiram às consultas de planeamento familiar no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, em 2018, constituindo um aumento de duas mil e 230 pacientes atendidas em relação a 2017.

  • 29/01/2019 03:12:29

    Mais de cinco mil mulheres no programa prevenção do VIH/SIDA

    Ondjiva - Cinco mil e 321 mulheres, com idade compreendida entre os 15 aos 24 anos, dos municípios do Cuanhama e Namacunde, respectivamente, província do Cunene, serão abrangidas este ano pelo projecto de prevenção da gravidez precoce e do VIH/SIDA.