Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Agosto de 2018 | 13h32 - Actualizado em 13 Agosto de 2018 | 08h33

Governador quer maior aproveitamento do hospital geral

Menongue - O Governador do Cuando Cubango em Exercício, Bento Francisco Xavier, defende um maior aproveitamento racional do Hospital Geral da província com técnicos especializados, visando justificar o investimento financeiro do Executivo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Bento Francisco Xavier - Vice-governador

Foto: Armândio Morais

O governante fez estas declarações no final de uma visita do secretário de Estada da Saúde para área hospitalar, Valentim Altino Matias, e o ministro namibiano da saúde, Bernard Haufiku ao Hospital Geral do Cuando Cubango, na última quinta-feira.

Segundo o também vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, para a construção daquela unidade de referência na região sul e devidamente equipado com meios de ponta, o governo fez grande investimento pelo que deve ser bem aproveitado.

“Nós temos um hospital da última geração, com equipamentos de ponta, mas infelizmente não temos quadros para podermos manusear esses mesmos equipamentos. A Namíbia é um país que nessa área está com uma experiência muito grande”, explicou.

Lembrou que a Namíbia e o Cuando Cubango, na faixa sul de Angola, partilham a mesma fronteira, os mesmos rios, para quem o pouco que o país vizinho tiver para socorrer esta província será sempre bem-vindo.

Bento Francisco Xavier disse que o Cuando Cubango precisa de visitas de género, no sentido de constatar a realidade desta unidade hospitalar, que apresenta à falta de utilização de muitos equipamentos instalados.

Na ocasião Bento Xavier defendeu igualmente a recuperação da estrada nacional N140 Caiundo/Katuitui, correspondendo à solicitação da Namíbia para que haja a transportação de doentes daquele país vizinho para o Cuando Cubango.

Por isso, solicitou que a preocupação do ministério da Construção assim seja resolvida, tendo em conta que foi uma pronta manifestação retida pelo ministro namibiano da saúde, para facilitar esta cooperação entre ambos Estados.

Leia também
  • 04/02/2019 06:38:08

    Uíge com serviço de tele-medicina

    Uíge - A província do Uíge vai ter, muito brevemente, alguns pontos de serviço de tele-medicina para assistir pacientes, atendendo a falta de médicos especialistas em certas áreas da medicina, anunciou domingo, nesta cidade, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

  • 31/01/2019 11:05:50

    Luanda intensifica luta contra vector da malária

    Luanda - O Governo Provincial de Luanda vai, de 5 a 28 de Fevereiro, intensificar a luta anti-vectorial da malária em todos os municípios da capital angolana, para reduzir o impacto da doença na população.

  • 30/01/2019 11:15:32

    Hospital do Soyo sem serviços de cardiologia e ortopedia

    Soyo - Os serviços de cardiologia e ortopedia no hospital municipal do Soyo, província do Zaire, encontram-se paralisados há mais de um ano por falta de médicos.

  • 27/01/2019 02:03:01

    Cunene com 206 novos técnicos de saúde

    Ondjiva - Duzentos e seis técnicos médios de enfermagem, análises clínicas, farmácia e fisioterapia, formados na Escola Técnica de Saúde de Ondjiva, província do Cunene, receberam sábado, nesta cidade, os seus certificados de fim de curso.