Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Agosto de 2018 | 13h32 - Actualizado em 13 Agosto de 2018 | 08h33

Governador quer maior aproveitamento do hospital geral

Menongue - O Governador do Cuando Cubango em Exercício, Bento Francisco Xavier, defende um maior aproveitamento racional do Hospital Geral da província com técnicos especializados, visando justificar o investimento financeiro do Executivo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Bento Francisco Xavier - Vice-governador

Foto: Armândio Morais

O governante fez estas declarações no final de uma visita do secretário de Estada da Saúde para área hospitalar, Valentim Altino Matias, e o ministro namibiano da saúde, Bernard Haufiku ao Hospital Geral do Cuando Cubango, na última quinta-feira.

Segundo o também vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, para a construção daquela unidade de referência na região sul e devidamente equipado com meios de ponta, o governo fez grande investimento pelo que deve ser bem aproveitado.

“Nós temos um hospital da última geração, com equipamentos de ponta, mas infelizmente não temos quadros para podermos manusear esses mesmos equipamentos. A Namíbia é um país que nessa área está com uma experiência muito grande”, explicou.

Lembrou que a Namíbia e o Cuando Cubango, na faixa sul de Angola, partilham a mesma fronteira, os mesmos rios, para quem o pouco que o país vizinho tiver para socorrer esta província será sempre bem-vindo.

Bento Francisco Xavier disse que o Cuando Cubango precisa de visitas de género, no sentido de constatar a realidade desta unidade hospitalar, que apresenta à falta de utilização de muitos equipamentos instalados.

Na ocasião Bento Xavier defendeu igualmente a recuperação da estrada nacional N140 Caiundo/Katuitui, correspondendo à solicitação da Namíbia para que haja a transportação de doentes daquele país vizinho para o Cuando Cubango.

Por isso, solicitou que a preocupação do ministério da Construção assim seja resolvida, tendo em conta que foi uma pronta manifestação retida pelo ministro namibiano da saúde, para facilitar esta cooperação entre ambos Estados.

Leia também
  • 05/11/2018 17:55:17

    Hospital Pediátrico de Menongue regista 90 mortes em sete meses

    Menongue - O Hospital Pediátrico de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, registou, de Janeiro a Setembro do ano em curso, 90 mortes por diversas patologias, com destaque para malária, contra 113 do igual período anterior de 2017.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 31/10/2018 14:28:29

    Sanatório sem reagentes para exames

    Menongue - A falta de reagentes, nos últimos dias, no hospital sanatório de Menongue, no Cuando Cubango, tem levado a que o diagnóstico da tuberculose seja feito com recurso ao exame de raio X, informou terça-feira, a administradora da unidade sanitária, Victória Mutango.

  • 30/10/2018 11:51:45

    Distribuídos 1.345 mosquiteiros a população da Lúbia

    Nhârea - Mil e 345 mosquiteiros impregnados foram distribuídos às comunidades da comuna da Lúbia, município do Nhârea, 240 quilómetros a norte da província do Bié, desde Agosto a presente data, pelas autoridades sanitárias na circunscrição.