Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

22 Agosto de 2018 | 01h46 - Actualizado em 22 Agosto de 2018 | 01h46

Cuando Cubango: Funcionários do BPC doam sangue ao Hospital Geral

Menongue - Funcionários afectos Banco de Poupança e Crédito (BPC) em Menongue, capital do Cuando Cubango, procederam hoje, no âmbito da sua responsabilidade social, doação de sangue ao Hospital Geral, na campanha denominada "Doe sangue, doe Vida".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arquivo: Enfermeira efectua análise a doadora de sangue no hospital central de Menongue

Foto: Armândio Morais

A campanha, enquadrada no 27º aniversário do BPC, assinalado a 16 do mês em curso e que decorre em todo o país, visou contribuir no aumento do stock da referida unidade sanitária, salvação de vida, estimular o voluntariado e sensibilizar sobre a importância da doação de sangue.

O coordenador da actividade solidária pelo BPC local, Filipe Caconda, disse ter sido pela primeira vez que funcionários da instituição realizam acção do género no âmbito das comemorações do aniversário, no sentido de ajudar o próximo.

Neste primeiro acto, fez saber, foram mobilizados 19 funcionários, mas que na segunda fase o objectivo é de abranger maior número, visando responder as necessidades da hemoterapia do Hospital Central do Cuando Cubango, inaugurado em Agosto de 2017.

O gerente da dependência bancária do Mbingo Mbingo, em homenagem ao rei do Cuito Cuanavale, garantiu que depois dos três meses regulamentados para que um doador de sangue faça uma outra acção do género, no âmbito da responsabilidade social, organizará uma idêntica.

Já a responsável da hemoterapia do Hospital Geral do Cuando Cubango, Victória Sachilombo, disse que o gesto constitui uma mais-valia para aquela unidade de referência na província, porquanto atende pacientes vindos também de outros pontos do país.

Desde Janeiro do ano em curso até ao momento, referiu, mais de 16 instituições já solidarizam-se com o hospital, com destaque para igrejas e a Associação Jovens Solidários (AJS).

Segundo a médica, actualmente fazem-se tres a sete transfusões/dia, tendo sido já assistidas, desde Janeiro corrente mais de 400 pacientes.

Explicou que as principais causas para tranfusão são as anemias, cirurgias e cesariana.

Actividade semelhante realizou-se tambem na província da Huila, onde colaboradores do BPC doaram esta terça-feira, á Maternidade Central do Lubango “Irene Neto”, 14 bolsas de sangue de 450 mililitros cada, dos grupos A, B e O positivos, no âmbito das comemorações do 27º aniversário da instituição bancária assinalado a 16 de Agosto.

Leia também
  • 21/08/2018 12:57:44

    Maternidade Lucrécia Paim cobra consultas de ginecologia

    Luanda - A maternidade Lucrécia Paim passou a cobrar mil Kwanzas de comparticipação para as consultas de ginecologia, visando dar mais credibilidade ao serviço prestado, segundo a médica de ginecologia daquela unidade hospitalar Euridce Chongolola.

  • 14/08/2018 12:39:44

    Mais de quatro mil mulheres aderem ao planeamento familiar

    Mbanza Kongo - Quatro mil e 901 mulheres em idade fértil, em Mbanza Kongo, província do Zaire, acorreram ao programa de planeamento familiar de Janeiro a Junho deste ano, proporcionado por dois centros materno-infantis locais.

  • 14/08/2018 03:16:41

    ONG The Mentor abre campanha de desparasitação no Negage

    Uíge - Uma campanha de desparasitação massiva com Albendazol e Mectizan foi aberta, segunda-feira, na aldeia de Cangundo, município de Negage, província do Uíge, pela Organização Não Governamental (ONG) The Mentor, com vista a combater a oncercose e filaríase linfática.