Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Agosto de 2018 | 19h46 - Actualizado em 30 Agosto de 2018 | 18h56

Governante quer melhoria no sistema de saúde nacional

Cuito - O governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, defendeu hoje, quinta-feira, no Cuito, melhoria no sistema de saúde nacional, com políticas viradas para as populações, associada a uma remuneração boa para os profissionais do sector, de modo a estimulá-los quanto ao atendimento dos doentes, nas unidades hospitalares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Boavida Neto exprimiu este pensamento quando dissertava o tema, “As potencialidades económicas, sociais e culturais da província e oportunidades de investimento, durante o III Fórum Económico Produtivo para atracção de investimentos do Bié.

Para que a estratégia tenha êxitos, urge a necessidade de apostar seriamente na especialização dos jovens médicos, distribuir correctamente a força de trabalho para que os doentes sejam atendidos nos seus locais de residência.

Outrossim, reconheceu o empenho positivo dos quadros do sector da Saúde, médicos e enfermeiros e pessoas de apoio, sublinhando que tudo fazem para o funcionamento dos hospitais, salvando vidas humanas.

A malária, diarreias e respiratórias agudas, diabetes, reumatismo, febre tifóide, infecções de transmissão sexual, doenças da área de oftalmologia e dermatologia são, entre outras, patologias que continuam ser tratadas nas unidades sanitárias.

O sector da Saúde actualmente dispõe de três mil 570 funcionários, sendo 84 médicos (13 nacionais), enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar, que labutam em 176 unidades hospitalares.

O Bié, centro de Angola, dispõe de um milhão e 455 mil 255 habitantes distribuídos pelos municípios do Cuito (capital), Andulo, Camacupa, Cuemba, Chitembo, Chinguar, Cunhinga, Nhârea e Catabola.

Leia também
  • 05/11/2018 22:22:19

    Igreja pede ao Governo melhorias na assistência médica nos hospitais

    Cuito - Os fiéis da IEIA (Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola) na província do Bié, pediram ao Governo local, maior intervenção quanto a melhoria da assistência médica e medicamentosa e humanizado nas unidades sanitárias, sobretudo no hospital central.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 31/10/2018 14:32:44

    Higiene bucal previne cárie

    Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.

  • 31/10/2018 14:28:29

    Sanatório sem reagentes para exames

    Menongue - A falta de reagentes, nos últimos dias, no hospital sanatório de Menongue, no Cuando Cubango, tem levado a que o diagnóstico da tuberculose seja feito com recurso ao exame de raio X, informou terça-feira, a administradora da unidade sanitária, Victória Mutango.