Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

03 Setembro de 2018 | 12h19 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 12h19

Casos de tuberculose aumentam em Ondjiva

Ondjiva - Cento e 61 casos de tuberculose foram diagnosticados no primeiro semestre do ano em curso, no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, mais 29 em relação a igual período de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Hospital Geral de Ondjiva

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à Angop, pelo responsável da Área de Estatística do Hospital, Hilário Ndeudalelwa, referindo que, neste período, 29 pessoas por incumprimento do tratamento, morreram.

Informou que o tratamento da tuberculose é gratuito, por isso, apela a população no sentido de acorrer a uma unidade sanitária sempre que tiver tosse por mais de duas semanas, para começar o tratamento o mais cedo possível e, por outro lado, não abandonar a medicação para não causar resistência ao organismo ou mesmo a morte.

O responsável sublinhou que o programa de luta contra a tuberculose tem levado a cabo campanhas de sensibilização sobre a prevenção da doença.

Hilário Ndeudalelwa fez saber que, no mesmo período, foram registados 211 casos de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B, sífilis, herpes genital, tricomoníase, gonorreia, entre outras.

O Hospital Geral de Ondjiva atende por dia 200 pessoas, com um rácio de internamento de 30 pessoas. Dispõe de 250 camas e 331 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos de várias especialidades.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 01/09/2018 20:21:14

    Cunene: Escassez de testes impede doação de sangue

    Ondjiva - Os fiéis da Igreja Cheia da Palavra de Deus em Angola, na província do Cunene, viram impossibilitados de doar sangue hoje, sábado, no Centro de Hemoterapia do Hospital Geral de Ondjiva, devido a escassez de testes na unidade sanitária.

  • 30/08/2018 18:07:45

    Cunene tem mais de 200 vagas no sector da Saúde

    Ondjiva - Duzentas e seis vagas estão disponíveis para serem preenchidas na província do Cunene, no âmbito de um concurso público de promoção e admissão de novos especialistas do Ministério da Saúde, soube hoje, quinta-feira, à Angop de fonte do sector.

  • 23/08/2018 16:21:59

    Sensibilização incentiva à testagem voluntária do VIH/Sida

    Ondjiva - O reforço das acções de sensibilização das populações sobre os métodos de prevenção, riscos e consequências do VIH-Sida está incentivar a população de Ondjiva, província do Cunene, a fazer de forma voluntária os testes da doença, para saber do estado serológico.