Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Setembro de 2018 | 17h00 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 17h00

Hospital de Ondjiva sem consultas de mamografia e biópsia

Ondjiva - O Hospital Geral de Ondjiva na província do Cunene não realiza consultas de mamografia e biópsia para diagnóstico do cancro da mama, por falta de especialista em Oncologia disse hoje, quarta-feira, em Ondjiva, o director da Saúde na região, Mendes Esteves.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar à Angop sobre a prevenção do cancro da mama, o responsável sublinhou que esforços estão a ser envidados para realização de diagnósticos médicos sobre a doença e na ausência de um especialista, as mulheres em idade adulta são aconselhadas e orientadas como realizar o auto exame da mama.

Essa orientação é dada por meio de palestras e encontros promovidos pelo Departamento da Saúde Pública, as comunidades locais, onde é passada a informação no sentido de as mulheres em idade adulta, logo pela as manhãs, apalpar as mamas, para uma possível identificação da existência de um nódulo no seio que pode desenvolver-se para o cancro da mama, disse.

Mendes Esteves disse que este ano, no Hospital Geral de Ondjiva detectaram quatro casos suspeitos de cancro da mama, que foram encaminhados para Luanda e na vizinha República da Namíbia para o devido diagnóstico médico.

As consultas de mamografia e biópsia são métodos médicos para diagnósticos do cancro da mama. Cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 05/02/2019 18:12:57

    Cunene carece de papas para tratamento da malnutrição

    Ondjiva - Os hospitais da província do Cunene carecem de papas, conhecidas por “Plumpy Nut”, que são suplementos alimentares para o tratamento da malnutrição em crianças menores de cinco anos de idade.

  • 01/02/2019 21:16:10

    Casos de tuberculose aumentam no Cunene

    Ondjiva - Mil e 802 casos de tuberculose foram registados na província do Cunene, em 2018, contra os 986 notificados no ano de 2017, disse hoje ( sexta-feira), em Ondjiva, a supervisor local do Programa de Combate a Tuberculose, Ricardina Assunção.

  • 31/01/2019 18:12:37

    Aumenta número de mulheres nas consultas de planeamento familiar

    Ondjiva - Cinco mil e 355 mulheres com idade fértil aderiram às consultas de planeamento familiar no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, em 2018, constituindo um aumento de duas mil e 230 pacientes atendidas em relação a 2017.

  • 29/01/2019 03:12:29

    Mais de cinco mil mulheres no programa prevenção do VIH/SIDA

    Ondjiva - Cinco mil e 321 mulheres, com idade compreendida entre os 15 aos 24 anos, dos municípios do Cuanhama e Namacunde, respectivamente, província do Cunene, serão abrangidas este ano pelo projecto de prevenção da gravidez precoce e do VIH/SIDA.