Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Setembro de 2018 | 17h00 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 17h00

Hospital de Ondjiva sem consultas de mamografia e biópsia

Ondjiva - O Hospital Geral de Ondjiva na província do Cunene não realiza consultas de mamografia e biópsia para diagnóstico do cancro da mama, por falta de especialista em Oncologia disse hoje, quarta-feira, em Ondjiva, o director da Saúde na região, Mendes Esteves.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar à Angop sobre a prevenção do cancro da mama, o responsável sublinhou que esforços estão a ser envidados para realização de diagnósticos médicos sobre a doença e na ausência de um especialista, as mulheres em idade adulta são aconselhadas e orientadas como realizar o auto exame da mama.

Essa orientação é dada por meio de palestras e encontros promovidos pelo Departamento da Saúde Pública, as comunidades locais, onde é passada a informação no sentido de as mulheres em idade adulta, logo pela as manhãs, apalpar as mamas, para uma possível identificação da existência de um nódulo no seio que pode desenvolver-se para o cancro da mama, disse.

Mendes Esteves disse que este ano, no Hospital Geral de Ondjiva detectaram quatro casos suspeitos de cancro da mama, que foram encaminhados para Luanda e na vizinha República da Namíbia para o devido diagnóstico médico.

As consultas de mamografia e biópsia são métodos médicos para diagnósticos do cancro da mama. Cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 03/09/2018 12:19:09

    Casos de tuberculose aumentam em Ondjiva

    Ondjiva - Cento e 61 casos de tuberculose foram diagnosticados no primeiro semestre do ano em curso, no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, mais 29 em relação a igual período de 2017.

  • 01/09/2018 20:21:14

    Cunene: Escassez de testes impede doação de sangue

    Ondjiva - Os fiéis da Igreja Cheia da Palavra de Deus em Angola, na província do Cunene, viram impossibilitados de doar sangue hoje, sábado, no Centro de Hemoterapia do Hospital Geral de Ondjiva, devido a escassez de testes na unidade sanitária.

  • 30/08/2018 18:07:45

    Cunene tem mais de 200 vagas no sector da Saúde

    Ondjiva - Duzentas e seis vagas estão disponíveis para serem preenchidas na província do Cunene, no âmbito de um concurso público de promoção e admissão de novos especialistas do Ministério da Saúde, soube hoje, quinta-feira, à Angop de fonte do sector.