Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Setembro de 2018 | 13h21 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 13h20

Centro de saúde em Santa-Clara carece de reabilitação

Namacunde - O centro de saúde na zona fronteiriça de Santa-Clara, município de Namacunde, província do Cunene, necessita de obras de reabilitação para melhorar as condições de acomodação dos doentes e dos trabalhadores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene: Administrador Municipal do Namacunde - Frederico Halukengue

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, à Angop, no município, pelo director do centro, João Gaspar Wakafinda, sublinhando que o edifício precisa de renovação da sua estrutura física, desde a pintura, colocação de novas portas, apetrecho mobiliário e tecto falso.

Informou que o centro existe desde 2008 e até o momento nunca teve obras de restauro, pelo que apresenta estado avançado de degradação.

A par das infraestruturas, o responsável enumerou a escassez de reagentes, fármacos e materiais gastáveis como luvas e seringas.

Por seu turno, o administrador municipal de Namacunde, Frederico Alukeinge, disse que a situação do centro de saúde na zona fronteiriça de Santa-Clara é conhecida e tudo está se fazer para se inverter o quadro, no sentido de enquadrar o restauro do centro nos programas de investimentos públicos de 2019.

O centro de saúde atende diariamente 80 pacientes, conta com 25 camas e dispõe dos serviços de medicina geral, pediatria, maternidade e banco de urgência, assegurado por 14 enfermeiros e quatro médicos.

Santa-Clara é a povoação que faz fronteiriça com a localidade de Oshikango (Namíbia), tem uma população estimada em 30 mil habitantes, na sua maioria comerciantes e camponeses.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 05/02/2019 18:12:57

    Cunene carece de papas para tratamento da malnutrição

    Ondjiva - Os hospitais da província do Cunene carecem de papas, conhecidas por “Plumpy Nut”, que são suplementos alimentares para o tratamento da malnutrição em crianças menores de cinco anos de idade.

  • 01/02/2019 21:16:10

    Casos de tuberculose aumentam no Cunene

    Ondjiva - Mil e 802 casos de tuberculose foram registados na província do Cunene, em 2018, contra os 986 notificados no ano de 2017, disse hoje ( sexta-feira), em Ondjiva, a supervisor local do Programa de Combate a Tuberculose, Ricardina Assunção.

  • 31/01/2019 18:12:37

    Aumenta número de mulheres nas consultas de planeamento familiar

    Ondjiva - Cinco mil e 355 mulheres com idade fértil aderiram às consultas de planeamento familiar no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, em 2018, constituindo um aumento de duas mil e 230 pacientes atendidas em relação a 2017.

  • 29/01/2019 03:12:29

    Mais de cinco mil mulheres no programa prevenção do VIH/SIDA

    Ondjiva - Cinco mil e 321 mulheres, com idade compreendida entre os 15 aos 24 anos, dos municípios do Cuanhama e Namacunde, respectivamente, província do Cunene, serão abrangidas este ano pelo projecto de prevenção da gravidez precoce e do VIH/SIDA.