Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Setembro de 2018 | 11h10 - Actualizado em 10 Setembro de 2018 | 11h09

Saúde cria equipas para auxiliar candidatos ao concurso público

Saurimo - O gabinete provincial da saúde na Lunda Sul criou equipas para auxiliar os candidatos com dificuldades de se inscreverem no concurso público do sector, por falta de domínio da informática.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL: MARIA DINA SEGUNDA - DIRECTORA DO GABINETE PROVINCIAL DA SAÚDE

Foto: QUINTAS BENJAMIM

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, em Saurimo, pela directora do gabinete provincial da saúde, Maria Dina Segunda, acrescentando que estão igualmente disponíveis nas administrações municipais e unidades sanitárias, instrutivos que indicam como se inscrever na plataforma digital.

Disse que a falta de energia eléctrica e a queda constante do sinal da internet, sobretudo nos municípios de Cacolo e Muconda, tem sido igualmente uma das dificuldades dos candidatos em se inscrever no concurso.

Aos candidatos maiores de 45 anos de idade, cuja inscrição estava a ser rejeitada pelo sistema há dois dias, apelou a voltarem a fazer inscrição porque a situação já foi resolvida.

Esclareceu que os enfermeiros com ensino superior concluído e os médicos recém-formados, não devem candidatarem-se a promoção ou conversão de carreira, mas sim, nas de admissão: a conversão de carreira ou promoção será resolvida a nível ministerial na selecção dos profissionais aptos, nesta fase de inscrição vamos catalogar todos os médicos e enfermeiros licenciados, enviaremos seus nomes no ministério da saúde, para o tratamento devido".

O concurso público aberto no dia 3 do mês em curso, reserva 120 vagas para a província da Lunda Sul.

A província da Lunda Sul conta com um hospital provincial, quatro municipais, 17 centros de saúde e 78 postos de saúde,   perfazendo um total de 786 camas, assegurados por 823 técnicos, entre enfermeiros e médicos.

Estas unidades dispõem de serviços de medicina interna, cirurgia, ortotraumatologia, imagiologia (Tac, RX e ecografia), hemoterapia, fisioterapia, estomatologia, oftalmologia, pediatria, urologia, cuidados intensivos e análises clínicas.

Leia também
  • 05/02/2019 19:40:51

    Saurimo ganha dois hospitais de referência

    Saurimo - As obras de construção do Hospital Geral e da Maternidade Provincial da Lunda Sul, infra-estruturas localizadas no município de Saurimo, poderão ser concluídas e inauguradas no segundo semestre deste ano.

  • 05/02/2019 18:39:07

    Mais de vinte e oito mil mulheres aderem ao planeamento familiar

    Lubango - Vinte oito mil e 264 novas mulheres em idade fértil aderiram ao Programa de Planeamento Familiar em 2018 nas diversas unidades hospitalares da província da Huíla, um aumento de treze mil e 57 pacientes em relação a 2017.

  • 05/02/2019 14:08:39

    Doenças à espreita nos mercados a céu aberto

    Luanda - Frequentados há mais de 20 anos, os mercados a céu aberto ganharam o "rótulo" de principal ponto de venda de produtos a retalho em Luanda, essencialmente os do ramo alimentar. Todos os dias, atraem milhares de clientes, em busca de diversidade e baixos preços.

  • 02/02/2019 23:37:11

    Município de Kimbele ganha hospital de referência

    O município de Kimbele que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, conta com um novo hospital de referência, inaugurado este sábado, pelo governador local Mpinda Simão.