Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Setembro de 2018 | 13h27 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 13h26

Sector expande serviços de testagem de HIV/Sida

Cuito - O sector da saúde no Bié expandiu, nos últimos três anos, o serviço de testagem do HIV/Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis, com a criação de Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) nas unidades sanitárias da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Isaías Sambunga Cambissa - chefe de departamento de saúde pública

Foto: AURÉLIO SEGUNDA MOURINHO

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, na cidade do Cuito, o chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Sambunga Cambissa, confirmou a instalação nesse período (três anos) de 20 Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) nos nove municípios e comunas que compõem a região.  

Referiu que, a abertura destes centros constitui uma “mais-valia”, porque, além de reduzir o impacto da pandemia no seio das comunidades, está igualmente a permitir a assistência médica medicamentosa dos doentes portadores do vírus da Sida.

Isaías Sambunga Cambissa salientou que, o reforço consiste em testar de forma voluntária, aconselhar os infectados, no sentido de aderirem os postos de saúde, bem como pedir às outras pessoas para não discriminarem o portador da doença e, essencialmente aconselha-las a afluírem aos centros de testagem voluntária, por formas a saberem do seu estado serológico.

Actualmente, segundo ele, o sector da saúde conta com 165 Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), que conta com a parceria activa do sector da educação e acção social, família e promoção da mulher, conselho provincial da juventude, autoridades religiosas e entidades tradicionais.

Durante o primeiro semestre do ano em curso, foram testados 25 mil 417 cidadãos, que resultaram em 483 novos casos.


 

Assuntos Província » Bié   VIH/Sida  

Leia também
  • 05/11/2018 22:22:19

    Igreja pede ao Governo melhorias na assistência médica nos hospitais

    Cuito - Os fiéis da IEIA (Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola) na província do Bié, pediram ao Governo local, maior intervenção quanto a melhoria da assistência médica e medicamentosa e humanizado nas unidades sanitárias, sobretudo no hospital central.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 31/10/2018 14:32:44

    Higiene bucal previne cárie

    Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.

  • 31/10/2018 14:18:01

    Angola regista 28 mil casos novos de infecções de VIH por ano

    Luanda - Vinte e sete mil a vinte e oito mil novos casos de infecções de VIH/Sida são registados no país por ano, informou hoje, quarta-feira, em Luanda, o secretário executivo da Rede Angolana das Organizações Não-Governamentais de Luta Contra VIH/Sida (ANASO), António Coelho.