Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Outubro de 2018 | 12h53 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 12h53

Combate de doenças zoonóticas deve ser reforçado no país

Huambo - O combate das doenças zoonóticas, que se transmitem de animais para humanos, deve ser reforçado no país, envolvendo especialistas em saúde humana e animal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A proposta, apresentada hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, é do professor António Alicerces Chivinda Eduardo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos.

Ao abordar o tema “os serviços de origem animal e a saúde pública”, na VI jornadas científicas e II simpósio de enfermagem do hospital central do Huambo, considerou urgente a implementação de medidas contra as zoonoses, principalmente a tuberculose, a cisticercose e a raiva.

“É preciso que haja um trabalho conjunto, entre os serviços de saúde e de medicina veterinária, para que o trabalho seja efectivo no que tange ao combate e tratamento das doenças zoonóticas”, propôs.

Para António Eduardo, a tuberculose transmitida pelos animais é um problema sério em África, referindo que Angola está entre os países com mais casos desta doença, por não se prestar a devida atenção no combate das zoonoses.

A título de exemplo, informou que entre 2007 a 2016 a Faculdade de Medicina Veterinária realizou um estudo que permitiu diagnosticar a tuberculose em 2.5 porcento de 43 mil bovinos abatidos.

Por este motivo, apela os Serviços de Veterinária do país a velar pelo cumprimento das normas ligadas ao abate de animais e autorização de entrada no circuito comercial, evitando, assim, o abate descontrolado do gado bovino.

Para que tal ocorra, segundo o professor da Faculdade de Medicina Veterinária, é importante a colaboração das administrações municipais, para que os produtos de origem animal não acarretem problemas à saúde pública.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também