Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Outubro de 2018 | 19h52 - Actualizado em 19 Outubro de 2018 | 19h52

Mais de 20 casos de malária diagnosticados na Ganda

Ganda - Pelo menos 28 casos de malária são diagnosticados semanalmente nas comunas da Babaera, Ebanga e Casseque, no município da Ganda (Benguela), situação que pode ser agravada com a actual época chuvosa, informou, nesta sexta-feira, nesta circunscrição, o director do Gabinete Provincial de Saúde, António Manuel Cabinda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidade da Ganda

Foto: Agostinho Isabela

Segundo o responsável, que falava à Angop após uma visita de trabalho de 48 horas no município, em que visitou as unidades sanitárias dessas localidades, existem na Ganda muitos locais de reprodução de mosquitos, como charcos e reservatórios improvisados de água que devem ser intervencionados.

Manuel Cabinda disse ter encontrado em alguns lugares escavações derivadas de obras que são fontes de reprodução de mosquitos, tendo exortado as unidades sanitárias nas sedes comunais para procederem a um levantamento exacto destas áreas para serem estancadas.

Sem avançar número de mortes, o director garantiu a existência de fármacos anti-malária, meios para tratamento de zonas “criadoras” de mosquitos, a pulverização intra-domiciliar e a distribuição de mais redes de mosquiteiros.

Manifestou-se preocupado pelo facto das comunidades não estarem a usar os mosquiteiros distribuídos, tendo recomendado às autoridades administrativas e sanitárias locais a prosseguir com o trabalho de sensibilização das populações no sentido de fazerem o seu uso correcto.

De acordo com Manuel Cabinda, o objectivo deste trabalho é prevenir a população para que o município da Ganda não volte a ser assolado por um surto epidémico de malária, a julgar pela chegada da época chuvosa na região.

Deu a conhecer que as autoridades sanitárias distribuíram no ano transacto, no município da Ganda, mais de 80 mil redes de mosquiteiros, podendo o número ser aumentado ainda este ano.

Leia também
  • 05/02/2019 13:14:23

    Picadas de escorpião preocupam serviços de urgência do HGB

    Benguela - Setecentos e seis pacientes, sete dos quais vítimas de picadas de escorpião, foram atendidos no fim-de-semana prolongado, pelos serviços de urgência do Hospital Geral de Benguela, soube hoje, terça-feira, a Angop de fonte sanitária.

  • 28/01/2019 19:39:41

    Projecto "Ame a Vida" assiste mais de mil homossexuais e trabalhadoras do sexo

    Benguela - Mil e 125 pessoas, entre homossexuais e mulheres trabalhadoras do sexo, localizadas na província de Benguela, aderiram aos serviços de aconselhamento, testagem do VIH-Sida, rastreiro das ITS e da tuberculose, no âmbito do projecto "Ame a Vida", numa iniciativa da Organização de Interacção Comunitária (OIC).

  • 28/01/2019 12:08:42

    Mais de cem pacientes com insuficiência renal assistidos em 2018 no Lobito

    Lobito - Cento e quarenta e um pacientes com insuficiência renal aguda e crónica foram assistidos em 2018, no centro de hemodiálise do Hospital Geral do Lobito, na província de Benguela, mais nove em relação ao ano de 2017.

  • 26/01/2019 09:16:50

    Angola regista 618 novos casos de lepra

    Benguela - O secretário de Estado para Saúde Pública, José Viera Dias da Cunha, informou nesta sexta-feira, na cidade de Benguela, que o país conta com 618 novos casos de lepra, correspondente a uma taxa de detecção de 2.17 porcento por 100 mil habitantes.