Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Janeiro de 2019 | 06h57 - Actualizado em 08 Janeiro de 2019 | 06h58

Aumentam pacientes com hipertensão arterial no hospital do Dala

Dala - Mil e duzentos e vinte e um casos de hipertensão arterial foram registados no ano de 2018, no hospital municipal do Dala (Lunda Sul), mais 87 ocorrências em relação a igual período de 2017, informou segunda-feira, a directora da instituição, Adelaide Kussumua.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, sublinhou que o aumento dos casos tem estado a preocupar as autoridades hospitalares, uma vez que unidade não dispõe de um médico cardiologista.

Fez saber que no período em referência, o hospital não registou óbito por hipertensão, porque os doentes graves foram previamente evacuados para Saurimo e Luena (Moxico), onde receberam assistência especializada.

Deu a conhecer que de forma a reduzir o número de casos de hipertensão arterial, a unidade tem realizado palestras com vista orientar a população a pautarem por hábitos alimentares saudáveis.

Explicou que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e crónica que requer por parte do paciente cuidados redobrados, sobretudo na dieta alimentar e prática de exercícios físicos.

Sublinhou que além da hipertensão arterial, no mesmo período foram igualmente diagnosticados 89 casos de diabetes, contra os 47 de 2017.

Quanto ao atendimento, a unidade atendeu 30 mil e 881 pacientes com diversas patologias, destes, mil e 21 foram internados e trinta dos quais resultaram em óbitos.

A malária, diabetes, hipertensão arterial, infecção respiratória e doenças diarreicas agudas, foram as patologias mais frequentes.

Com 43 camas, o hospital municipal do Dala, funciona com cinco médicos e 24 enfermeiros, necessitando de mais cinco especialistas e 40 enfermeiros, para dar resposta a demanda que a unidade regista.

  

Leia também
  • 05/01/2019 09:33:39

    Sector da Saúde no Dala, Lunda-Sul, precisa de ambulância

    Dala - O sector da Saúde no município do Dala, 160 quilómetros a Sul da cidade de Saurimo (Lunda Sul), necessita de uma ambulância hospitalar para facilitar a transferência de pacientes graves para as unidades sanitárias de Saurimo e Luena (Moxico), fez saber nesta sexta-feira a sua responsável, Adelaide Kussumua.

  • 30/12/2018 21:41:16

    Laboratório clínico do Luma Cassai inoperante por falta de técnico

    Dala - A falta de pelo menos um técnico de análises clínicas no Centro Médico Comunal do Luma Cassai, município do Dala, província da Lunda Sul, está a inviabilizar o funcionamento do laboratório desta instituição sanitária.

  • 28/12/2018 03:46:18

    Governador recomenda melhoria na gestão dos serviços de saúde

    Saurimo - O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, recomendou, quinta-feira (27), em Saurimo, a melhoria na gestão dos serviços de saúde na região e a criação, com urgência, de gabinetes do utente em todas as unidades sanitárias, para permitir a fiscalização da actuação dos profissionais de saúde.