Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

02 Fevereiro de 2019 | 23h37 - Actualizado em 02 Fevereiro de 2019 | 23h36

Município de Kimbele ganha hospital de referência

O município de Kimbele que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, conta com um novo hospital de referência, inaugurado este sábado, pelo governador local Mpinda Simão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com uma capacidade de internamento para 84 camas, a unidade hospitalar construída com o financiamento da linha de crédito da Espanha, possui áreas de consultas externas, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, odontologia, laboratórios de análises, hemoterapia, bloco operatório, raio x, reanimação, medicina geral, planeamento familiar, materno infantil e uma morgue com 12 gavetas.

Conta ainda com um refeitório, cozinha, lavandaria e uma incineradora.

As obras executadas num período de 15 meses, por uma construtora Espanhola, orçaram em um bilhão 440 milhões de Kwanzas e está completamente equipado com meios modernos.

Na ocasião, o governador Pinda Simão, considerou o novo hospital como sendo uma mais valia para a melhoria da qualidade de assistência sanitária dos habitantes locais, e que deixarão de acorrer a República Democrática do Congo (RDC), em busca destes serviços, como acontecia até então.

O governador pediu a população local no sentido de conservar a infraestrutura para que tenha um tempo útil de durabilidade longo e sirva as futuras gerações.

Por sua vez, a administradora municipal de Quimbele, Rosa Fila, solicitou o reforço de mais técnicos e médicos para melhorar assistência da população.

Com uma população estimada em 129 mil 396 habitantes, segundo os dados do censo realizado em 2014, o município de Quimbele, conta com 16 unidades sanitárias, entre postos e centros médicos, assegurados por 48 enfermeiros e quatro médicos.

Assuntos Província » Uíge   Saúde  

Leia também
  • 05/02/2019 14:08:39

    Doenças à espreita nos mercados a céu aberto

    Luanda - Frequentados há mais de 20 anos, os mercados a céu aberto ganharam o "rótulo" de principal ponto de venda de produtos a retalho em Luanda, essencialmente os do ramo alimentar. Todos os dias, atraem milhares de clientes, em busca de diversidade e baixos preços.

  • 05/02/2019 03:39:00

    Novo hospital de Maquela do Zombo entra em funcionamento

    Uíge - Os habitantes do município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, beneficiaram de um novo hospital municipal, inaugurado segunda-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

  • 04/02/2019 06:38:08

    Uíge com serviço de tele-medicina

    Uíge - A província do Uíge vai ter, muito brevemente, alguns pontos de serviço de tele-medicina para assistir pacientes, atendendo a falta de médicos especialistas em certas áreas da medicina, anunciou domingo, nesta cidade, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.