Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Fevereiro de 2019 | 23h31 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 23h31

Agentes de saúde aprimoram técnicas sobre uso do mosquiteiro

Luena - Dezassete supervisores do Programa Provincial da Malária e de Promoção da Saúde do Moxico participam desde hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, num seminário para aprimorarem as técnicas sobre o uso correcto de mosquiteiros e outros mecanismos de combate ao paludismo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No acto de abertura, a responsável da área de Comunicação do Programa Nacional de Controlo da Malária da Direcção Nacional da Saúde Pública, Fátima Henriques, disse que o sector delineou um plano estratégico para capacitar os técnicos, no sentido de ajudarem a população a prevenir-se do paludismo, através do uso correcto do mosquiteiro e de campanhas de sensibilização.

As campanhas de sensibilização, ressaltou, vão ajudar as pessoas a melhorarem o seu comportamento com relação ao combate à malária, que tem feito muitas vítimas.

Segundo a responsável, apesar de as pessoas receberem gratuitamente os mosquiteiros impregnados, muitas delas não usam devidamente esse equipamento.

Por sua vez, o responsável do Programa de Malária na província do Moxico, Elias Pereira, fez saber que em 2018 foram distribuídos 378.489 mosquiteiros impregnados, que beneficiaram 131.606 famílias, 19.482 mulheres grávidas e 128 crianças até aos cinco anos de idade.

Sem apresentar os dados de 2017, Elias Pereira informou que em 2018 a província do Moxico registou 121 mil e 135 casos de malária que provocaram 386 óbitos.

Promovido pelo Programa Nacional de Controlo da Malária em parceria com o Serviço Internacional para a População, o curso tem duração de três dias, nos quais os participantes estão abordar questões como a comunicação para a mudança de comportamento, medidas de prevenção da malária, prevenção da gravidez indesejada, estratégias para comunicar, entre outros assuntos de saúde pública.

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também