Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Fevereiro de 2019 | 13h14 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 13h11

Picadas de escorpião preocupam serviços de urgência do HGB

Benguela - Setecentos e seis pacientes, sete dos quais vítimas de picadas de escorpião, foram atendidos no fim-de-semana prolongado, pelos serviços de urgência do Hospital Geral de Benguela, soube hoje, terça-feira, a Angop de fonte sanitária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Doentes internados num hospital

Foto: Francisco Miúdo

Segundo a chefe em exercício dos referidos serviços, Aida Paulo, é preocupante o registo constante de casos de picadas de escorpião naquele estabelecimento hospitalar, apelando a população a ter mais cuidado e a dirigir-se às unidades sanitárias mais próximas nestes casos.

A responsável disse que, no mesmo período, foram também atendidos quatro casos de mordeduras de cães, 18 de acidentes de viação, 17 de agressão física, cinco acidentes de trabalho e igual número de queimaduras.

Sem avançar dados comparativos em relação a igual período anterior, Aida Paulo referiu ainda que os serviços de urgência registaram igualmente duas mortes hospitalares e receberam dois cadáveres.

Informou que dos pacientes que procuraram os serviços de urgências do HGB, alguns ficaram em observação por diversas patologias e 70 estão a receber tratamento ambulatório.

O excessivo consumo de bebidas alcoólicas, o desrespeito pelas regras de trânsito, a alimentação desregrada, o saneamento deficiente do meio, dentre outros aspectos, estiveram na base dos casos registados.

“O banco de urgência, que não inclui os serviços afins da secção de Pediatria e da Maternidade do Hospital Geral de Benguela, trabalha em regime de 24 horas ininterruptas e tem capacidade para assistir mais de 100 pessoas por dia e de internar outras 20”, disse.

A unidade sanitária dispõe do serviço de raio X, laboratórios, pequenas cirurgias, áreas de internamento, consultórios, dentre outras.

Leia também
  • 28/01/2019 19:39:41

    Projecto "Ame a Vida" assiste mais de mil homossexuais e trabalhadoras do sexo

    Benguela - Mil e 125 pessoas, entre homossexuais e mulheres trabalhadoras do sexo, localizadas na província de Benguela, aderiram aos serviços de aconselhamento, testagem do VIH-Sida, rastreiro das ITS e da tuberculose, no âmbito do projecto "Ame a Vida", numa iniciativa da Organização de Interacção Comunitária (OIC).

  • 28/01/2019 12:08:42

    Mais de cem pacientes com insuficiência renal assistidos em 2018 no Lobito

    Lobito - Cento e quarenta e um pacientes com insuficiência renal aguda e crónica foram assistidos em 2018, no centro de hemodiálise do Hospital Geral do Lobito, na província de Benguela, mais nove em relação ao ano de 2017.

  • 26/01/2019 09:16:50

    Angola regista 618 novos casos de lepra

    Benguela - O secretário de Estado para Saúde Pública, José Viera Dias da Cunha, informou nesta sexta-feira, na cidade de Benguela, que o país conta com 618 novos casos de lepra, correspondente a uma taxa de detecção de 2.17 porcento por 100 mil habitantes.