Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Fevereiro de 2019 | 09h39 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 09h39

Técnicos aprimoram técnicas de prevenção da tuberculose na Matala

Matala - Catorze agentes de saúde comunitária do município da Matala participaram terça-feira numa formação sobre prevenção, controlo e tratamento da Tuberculose e HI/Sida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação, promovida pelo Gabinete Provincial de Saúde na Huíla, visou dotar os agentes da saúde comunitária de conhecimento sobre o tratamento directo observado, o papel das famílias no combate os casos de estigmatização e tipo de alimentação para os doentes que vivem com essas doenças. 

Na abertura da formação, o supervisor do Programa Provincial de Controlo da Tuberculose, Evaristo Samuel, disse que os agentes de saúde comunitária têm estado a trabalhar em colaboração com as direcções dos hospitais para identificar mais casos novos e consequentemente o seu tratamento, pelo que a formação é crucial para actualizar as práticas da terapia.

Evaristo Samuel admitiu que o trabalho dos agentes de saúde comunitária ao nível do município da Matala tem surtido efeito, porquanto durante o período foram registados cinco mil e 416 casos de tuberculose, mais mil e 500 em relação a 2017.

Dados da Secção do Programa de Prevenção e Controlo da tuberculose e HIV/Sida da direcção municipal de saúde na Matala indicam que são controlados mais de 200 casos de tuberculose e mais de 140 casos de HIV/Sida.

Com uma superfície de nove mil quilómetros quadrados, o município da Matala tem dois hospitais, quatro centros médicos e 180 postos de saúde para atender uma população estimada em 243 mil 938 habitantes.   

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 05/02/2019 18:39:07

    Mais de vinte e oito mil mulheres aderem ao planeamento familiar

    Lubango - Vinte oito mil e 264 novas mulheres em idade fértil aderiram ao Programa de Planeamento Familiar em 2018 nas diversas unidades hospitalares da província da Huíla, um aumento de treze mil e 57 pacientes em relação a 2017.

  • 05/02/2019 14:08:39

    Doenças à espreita nos mercados a céu aberto

    Luanda - Frequentados há mais de 20 anos, os mercados a céu aberto ganharam o "rótulo" de principal ponto de venda de produtos a retalho em Luanda, essencialmente os do ramo alimentar. Todos os dias, atraem milhares de clientes, em busca de diversidade e baixos preços.

  • 02/02/2019 23:37:11

    Município de Kimbele ganha hospital de referência

    O município de Kimbele que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, conta com um novo hospital de referência, inaugurado este sábado, pelo governador local Mpinda Simão.