Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Fevereiro de 2019 | 11h54 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2019 | 13h12

Campanha "Nascer Livre para Brilhar" lançada no Zaire

Mbanza Kongo - A campanha denominada "Nascer Livre para Brilhar", que visa eliminar a transmissão da doença do VIH da mãe para o filho foi lançada nesta terça-feira, em Mbanza Kongo, pela esposa do governador da província do Zaire, Maria José Júlia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lançado oficialmnte em Dezembro de 2018, pela primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, o projecto visa eliminar a transmissão do vírus através do corte vertical para a redução da morte materno-infantil pelo VIH até 2022 no país.

Actualmente, 2,1 milhões de crianças vivem no mundo com HIV, sendo que 1,4 milhões estão olocalizados em África, das quais 27 mil estão em Angola.

Falando no acto de lançamento, a coordenadora da campanha na região, Maria José Júlia, destacou os esforços do Executivo angolano na redução de casos de VIH em crianças recém-nascidas, visando contribuir para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável.

A coordenadora revelou que de 2006 a 2018 foram notificados, a nível da província do Zaire, mil e 616 casos de VIH em mulheres gestantes sem, no entanto, avançar dados comparativos, sendo que 81 crianças das 539 em seguimento desde a gestação até ao momento de parto nasceram livres da doença em diversas unidades sanitárias da província.

“O problema persiste. Portanto, devemos trabalhar com maior dinamismo, mobilizando mais recursos para que a campanha ora lançada tenha êxitos”, referiu.

Solicitou à população, em geral, e às mulheres grávidas, em particular, no sentido de aderirem aos serviços de aconselhamento e testagem de VIH implantados em todas as sedes municipais da região.

Na oportunidade foi distribuído material educativo e preventivo, num acto presenciado por membros do governo provincial, técnicos de saúde e população em geral.

Assuntos Província » Zaire   VIH/Sida  

Leia também