Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Fevereiro de 2019 | 19h24 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 19h24

Hospital "Agostinho Neto" terá centro oncológico

Lubango - O Hospital Central do Lubango "António Agostinho Neto", na província da Huíla, terá até 2020 um centro de tratamento do cancro, o primeiro da região sul país, informou a directora da instituição, Maria Antunes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria Antunes - directora-geral do hospital central do Lubango

Foto: Amélia Oliveira

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, a responsável disse ser prioridade implementar um centro vocacionado para o diagnóstico e tratamento de diversos tipos de cancro e outro de hemodiálise para minimizarem as dificuldades que os pacientes com essas enfermidades atravessam na região sul do país.

Fez saber que o centro, a será criado através do financiamento de uma Organização Não Governamental (ONG), sem precisar qual, nem o montante a ser investido, vai ajudar a reduzir os custos e constrangimentos no processo de deslocação e alojamento de pacientes para Luanda, onde recebem tratamento médico.

Informou que os contactos com essa ONG começaram em 2018 e aguarda-se apenas pela disponibilização da verba, para o início dos trabalhos que inclui o serviço de montagem dos equipamentos, formação do pessoal técnico, entre outros encargos.

Disse que no hospital não existe nenhum especialistas no manuseio dos equipamentos de oncologia, por isso serão formados no estrangeiros alguns técnicos para atenderem esse sector.

Realçou, por outro lado, que será realizado este ano um concurso público para admissão de novo pessoal para trabalhar nos blocos operatórios, centro de hemodiálise, oncologia e cuidados intensivos.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 07/02/2019 18:51:33

    Lançada segunda fase do projecto "Saúde Móvel" no Lubango

    Lubango - A organização não governamental People In Need lançou hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, a segunda fase do projecto Saúde Móvel.

  • 07/02/2019 18:26:03

    Campanha contra schistosomíase longe da meta em Malanje

    Malanje - Apenas 19 mil e 202 crianças dos 5 aos 15 anos de idade, das 114 mil e 164 inicialmente previstas, foram desparasitadas contra a schistosomíase, no município de Malanje, durante a campanha contra a doença decorrida de 25 a 27 de Janeiro deste ano.

  • 07/02/2019 18:01:23

    Sindicato da saúde ainda descontente com o salário mínimo

    Huambo - A reivindicação do aumento salário mínimo nacional constitui uma das prioridades, para este ano, do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Administração Pública e Serviços, em prol da melhoria das condições de vida das pessoas que o auferem, apesar da recém actualização.