Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Novembro de 2019 | 09h38 - Actualizado em 06 Novembro de 2019 | 18h23

Notificados 86 casos suspeitos de sarampo no Cuanza Norte

Ndalatando - Oitenta e seis casos suspeitos de sarampo foram notificados pelas autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte, de Janeiro a Outubro do ano em curso, cinco dos quais foram dados como positivos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vacina contra o sarampo (ARQUIVO)

Foto: Pedro Parente

Esta informação foi prestada à imprensa hoje (quarta-feira) pelo responsável do departamento provincial de Saúde Pública e Grandes Endemias, Cruz Domingos, esclarecendo que os casos suspeitos foram submetidos a testes de confirmação no laboratório central de saúde pública, em Luanda, onde a maioria dos quais acabaram descartados.

Segundo o responsável, o município de Quiculungo, com 29 casos suspeitos, é o mais afectado pela doença contagiosa, factor que motivou a criação de equipas de vigilância epidemiológica ao nível dos 10 municípios da província.

Perante o registo de casos suspeitos da enfermidade, referiu, o município de Quiculungo foi alvo de uma campanha de imunização contra o sarampo, em Junho último, que resultou na vacinação de mais de 75 mil crianças, tendo sido disponiblizadas mais de 80 mil doses de vacinas.

Sintomas da doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus “Measles morbillivirus”, cujos sinais e sintomas iniciais incluem febres altas (acima de 40 graus), tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

A doença é transmitida por via aérea, através de secreções como saliva, espirros e tosse. Afecta, principalmente, crianças que têm o sistema imunológico mais frágil, podem surgir quadros de pneumonia, convulsões e pode levar à morte.

Leia também
  • 05/11/2019 17:03:18

    ANASO quer melhoria das estratégias de combate ao VIH/SIDA

    Malanje - A Rede Angolana das Organizações Não Governamentais de Luta Contra o VIH/SIDA (ANASO) quer melhoria no processo de recolha de dados estatísticos sobre a doença no país, para a elaboração de estratégias eficazes de tratamento e prevenção da pandemia.

  • 04/11/2019 14:05:50

    Minsa capacita profissionais para melhoria do sistema de saúde

    Luanda - Noventa mil profissionais de saúde, incluindo auxiliares de limpeza e agentes dos serviços de segurança nas diversas unidades hospitalares, começam a ser capacitados, em todo país, a partir de terça-feira, no âmbito do programa de melhoria do sistema de saúde.

  • 01/11/2019 13:13:46

    Vítimas do acidente de viação recebem alta médica

    Mbanza Kongo - Dez dos catorze feridos graves do acidente de viação, ocorrido na tarde de quinta-feira, na estrada Mbanza Kongo/Madimba, província do Zaire, já receberam alta médica esta sexta-feira.