Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Novembro de 2019 | 16h21 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 16h21

Saúde prevê vacinar mais de cem mil crianças no Cuanza Norte

Ndalatando - Cento e quatro mil e 670 menores de cinco anos de idade é o número de crianças que o Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza Norte prevê vacinar contra a pólio, durante uma campanha a decorrer de 15 a 18 deste mês, na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campanha de Vacinação Contra Pólio (Arquivo)

Foto: lucas neto

Ndalatando - Cento e quatro mil e 670 menores de cinco anos de idade é o número de crianças que o Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza Norte prevê vacinar contra a pólio, durante uma campanha a decorrer de 15 a 17 deste mês, na região.

Essa cifra foi avançada hoje, quarta-feira, à imprensa, na cidade de Ndalatando, pelo responsável do Departamento de Saúde Pública e Grandes Endemias do Gabinete Provincial de Saúde do Cuanza Norte, Cruz Manuel, tendo referido que para tal estão já preparadas 350 equipas de vacinação.

As equipas, detalhou, são compostas por mil e 200 técnicos, entre mobilizadores, registadores, vacinadores, supervisores e coordenadores, que têm em sua posse 123 mil e 560 doses de vacinas.

Fez saber os preparativos para a campanha de vacinação iniciaram na sexta-feira (8), com a elaboração dos planos municipais, formação dos vacinadores, supervisores, mobilizadores e coordenadores para atenderem os dez municípios da província do Cuanza Norte.

“Teremos postos fixos, instalados em locais estratégicos e nas unidades sanitárias da circunscrição, assim como equipas móveis de vacinadores, que irão ao encontro das crianças para serem imunizadas”, ressaltou.

Disse que, apesar de a província não registar casos da doença nos últimos três anos, a campanha visa essencialmente prevenir eventuais casos de poliomielite.

Bengo

Oitenta e seis mil e 281 crianças menores de cinco anos de idade serão imunizadas, na província do Bengo, contra a poliomielite, durante uma campanha de vacinação a decorrer de 15 a 17 deste mês.

Serão vacinadas 53 mil e 835 crianças no município do Dande, 14 mil e 729 em Nambuangongo, sete mil e 271 nos Dembos, cinco mil e 496 em Ambriz, três mil 255 em Bula Atumba e mil 695 em Pango Aluquém.  

Em declarações hoje, quarta-feira, à imprensa, a directora do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, Victória Cambuanda, afirmou que as condições técnicas, materiais e logísticas estão criadas.

Salientou que 101 mil e 850 doses de vacinas já se encontram nos seis municípios da província do Bengo.

Ressaltou que estão já constituídas 291 equipas móveis e fixais, compostas por três elementos cada, envolvendo mais de 900 brigadistas, entre vacinadores, supervisores, mobilizadores, registadores e coordenadores.

Fez saber que o sector da saúde conta com o apoio das autoridades tradicionais, comissões de moradores, entidades eclesiásticas nas tarefas de sensibilização da população.

“Para fazer chegar a vacina às zonas mais recônditas e de difícil acesso teremos o apoio da Polícia Nacional (PN), Serviços de Bombeiros e das Forças Armadas Angolanas (FAA)”, acrescentou.

Apelou aos pais e outros encarregados de educação no sentido de levarem as crianças aos postos de vacinação mais próximos e não deixarem-se influenciar por algumas seitas religiosas, que desencorajam os menores a tomarem vacinas.

Leia também
  • 06/11/2019 09:38:02

    Notificados 86 casos suspeitos de sarampo no Cuanza Norte

    Ndalatando - Oitenta e seis casos suspeitos de sarampo foram notificados pelas autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte, de Janeiro a Outubro do ano em curso, cinco dos quais foram dados como positivos.

  • 05/11/2019 16:10:25

    Mais de 12 mil mobilizados contra à polio em Luanda

    Luanda - Doze mil e 336 é o número de técnicos que participarão na Primeira Ronda de vacinação contra à pólio a realizar-se de 15 a 17 de Novembro, em Luanda, segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde, Miguel Gaspar.

  • 04/11/2019 22:36:10

    Vacinação contra a pólio com participação das FAA

    Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, anunciou, nesta segunda-feira, em Luanda, que a primeira fase da campanha de vacinação contra a pólio, a realizar-se de 15 a 17 desde mês, terá o apoio das Forças Armadas Angolanas (FAA).