Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Novembro de 2019 | 18h15 - Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 18h26

Responsável enaltece papel das parteiras comunitárias

Huambo - O director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade dos Anjos Nambongue Chissanga, reconheceu esta quarta-feira, no Huambo, o papel das parteiras comunitárias, sobretudo nas localidades longínquas, onde existem grandes dificuldades de colocação de especialistas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Parteiras tradicionais

Foto: Júlio Vilinga

Director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade

Foto: Júlio Vilinga

Falando no acto de encerramento do curso básico de parteiras comunitárias, o responsável reconheceu também a importância da actuação das mesmas por contribuir para a redução de mortes materno-infantil.

Por este motivo, Jeremias Piedade ressaltou a importância das parteiras comunitárias dotarem-se sempre de técnicas eficazes para a realização exitosa de partos caseiros, fruto de formações que têm recebido regularmente da Câmara Profissional dos Terapeutas de Medicina Natural em parceria com o gabinete provincial da Saúde.

Já o delegado provincial das parteiras comunitárias do Huambo, António Lopes Valério, solicitou, na ocasião, mais apoio a essa franja que, na ausência dos profissionais, realiza igualmente partos seguros nas comunidades.

Disse que, fruto da sua actuação, verificou-se uma diminuição da taxa de mortalidade materno-infantil.

Na ocasião, o responsável assegurou que a instituição que dirige vai continuar a desenvolver acções formativas em toda extensão da província, bem como prevê, para o próximo ano, formar mais de 400 parteiras comunitárias, assim como continuar a supervisionar as grávidas e o seu acompanhamento nas consultas pré-natal.   

O curso básico, que teve a duração de seis meses, formou 80 parteiras comunitárias dos municípios do Huambo e Bailundo em matérias de formação congénita, noções básicas de obstetrícia e ética e deontologia profissional, no sentido de melhorar a actuação destas nas comunidades onde estão inseridas.

A Câmara Profissional dos Terapeutas de Medicina Natural, promotora da saúde reprodutiva na província do Huambo, controla mais de quatro mil e 883 parteiras comunitárias, distribuídas pelos 11 municípios.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 15/11/2019 09:25:50

    Casos de diabetes reduzem no Huambo

    Huambo - O número de pacientes com diabetes reduziu no Hospital Geral do Huambo, de forma significativa, segundo o diagnóstico feito com 102 novos casos, de Janeiro a Outubro deste ano, em relação aos 225 pacientes do mesmo período de 2018, soube esta sexta-feira a ANGOP de fonte institucional.

  • 14/11/2019 13:44:08

    Vice-decano defende maior valorização dos médicos veterinários

    Huambo - O vice-decano para os assuntos Académico da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade José Eduardo dos Santos, José Manuel Moras Cordeiro, defendeu esta quinta-feira, no Huambo, uma maior valorização dos médicos veterinários, enquanto garantes indispensáveis da segurança e saúde pública.

  • 26/10/2019 17:40:57

    Conferência recomenda divulgação dos métodos de prevenção do cancro

    Huambo - Os participantes na I Conferência província sobre o Cancro, na cidade do Huambo, província com o mesmo nome, recomendaram hoje, sábado, o reforço das campanhas de divulgação sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce das doenças cancerosas.