Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Março de 2019 | 13h10 - Actualizado em 08 Março de 2019 | 14h36

Cuanza Sul: Campo Hospitalar será construído na cidade do Sumbe

Sumbe - Um Campo Hospitalar começa a ser construído este ano no bairro Pomba Nova, cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, no âmbito do Programa de Investimentos Público (PIP), anunciou quinta-feira fonte do governo provincial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretário de Estado para a Saúde Pública, José Cunha, durante a visita que efectuou ao local

Foto: Joaquim Tomás

Durante a apresentação do projecto ao secretário de Estado para a Saúde Pública, José Manuel Vieira Dias da Cunha, que se deslocou à cidade do Sumbe, a propósito da inundação que o hospital pediátrico registou terça-feira, em consequência da chuva que caiu naquela noite, a fonte disse que os hospitais serão construídos numa área de 42 hectares.

Com término previsto para 2020, o Campo Hospitalar vai contar com vários hospitais,  nomeadamente de pediátrico, ortopedia, medicina geral, oftalmologia, maternidade e outros e estará orçado em cerca de 500 mil milhões de kwanzas.

Sobre o estado do hospital pediátrico, José da Cunha considerou degradante e complicado, por estar, principalmente, construído numa área abaixo do nível da estrada, originando constantemente inundações e a transferência dos pacientes, sempre que chove.

No hospital provincial 17 de Setembro, onde se encontram internados os pacientes transferidos da pediatria, o secretário de Estado inteirou-se do estado clinico das crianças, visitou as áreas do banco de urgência, ortopedia, medicina geral e enfermagem, e prometeu apoios, em termos de fármacos e outros meios.

Visitou igualmente o posto de saúde do bairro Pomba Nova e o Centro médico do bairro  Assaca, onde as patologias mais frequentes são malária, doenças diarreicas agudas, bronquite, e registam falta de medicamentos.

Durante a sua estada na cidade do Sumbe, o secretário de Estado manteve um encontro com o vice-governador provincial para o sector Político, Social e Economico, Joaquim Ricardo de Almeida.

Leia também