Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Março de 2019 | 23h01 - Actualizado em 13 Março de 2019 | 21h02

População da regedoria do Culo beneficia de consulta de rastreio

Uíge - A população da regedoria do Culo, 27 quilómetros a Nordeste da capital do Uíge, beneficiou hoje, quarta-feira, de consultas gratuitas de rastreio de diversas doenças, numa iniciativa da Direcção Municipal da sede provincial, com vista a reduzir certas patologias na comunidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na campanha, os técnicos de saúde consultaram à população e trataram  pacientes afectados com diversas doenças, estando os mesmos a beneficiar no momento com a entrega de medicamentos essências.

Além desta actividade, a equipa da Direcção Municipal da Saúde do Uíge fez sessões de aconselhamento sobre como podem os cidadão eliminar charcos de água, lixeiras, às larvas dos mosquitos, modo de uso correcto dos mosquiteiros, entre outras medidas.

À população da regedoria do Culo beneficiou ainda dos serviços prestados pelo Programa Alargado de Vacinação (PAV), testes rápidos de paludismo, Hiv-sida, assim como sessões de controlo da  hipertensão arterial.

Estiveram engajados no rastreio, 32 pessoas, entre técnicos, médicos, motoristas e Agentes do Desenvolvimento Comunitários (ADECO) do município, que realizaram ainda uma operação de fumigação nas quatro vilas da regedoria, nomeadamente Quimbambi, Nzuzi, Cahanda e Quimbongo.

A respeito, o director municipal, Luzaiadio José, referiu que a acção visa garantir a assistência médica grátis as comunidades e esclarecer as pessoas sobre à importância dos Cuidados Primários de Saúde e os comportamentos para a promoção do bem-estar e a saúde da população.

Anunciou que actividades do género vão continuar nos próximos dias em outros aldeias e bairros que ainda não beneficiaram do projecto.

Já o regedor adjunto do Culo, Amândio Amaral, agradeceu a iniciativa da direcção Municipal do Uíge por ter planificado a campanha de rastreio das doenças junto dos moradores da região.

Actualmente a regedoria do Culo, composta por quatro aldeias, controla uma população estimada em três mil e 284 habitantes, na sua maioria camponeses.

Leia também
  • 07/03/2019 23:51:33

    Saúde pública quer melhoria de informação sanitária no país

    Luanda - Uma das metas das autoridades sanitárias do país é a melhoria do fluxo de informação em cada província, bem como a elaboração do manual de formação sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) até Dezembro deste ano.

  • 03/03/2019 18:13:17

    INEMA Central aumenta número de técnicos no desfile do carnaval

    Luanda - Para garantir um carnaval mais festivo, o Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (Inema) vai, no dia do desfile central, 5 de Março, aumentar de 23 para 50, os técnicos que vão acudir situações de emergência na Nova Marginal, que acontece desde sábado.

  • 01/03/2019 16:58:56

    Rede sanitária do Cuando Cubango com 112 unidades

    Menongue - Cento e doze unidades sanitárias dão cobertura a assistência médica e medicamentosa no Cuando Cubango, distribuídas nos nove municípios da província, a segunda maior do país, em termos territorial, depois do Moxico.