Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Março de 2019 | 16h58 - Actualizado em 01 Março de 2019 | 16h58

Rede sanitária do Cuando Cubango com 112 unidades

Menongue - Cento e doze unidades sanitárias dão cobertura a assistência médica e medicamentosa no Cuando Cubango, distribuídas nos nove municípios da província, a segunda maior do país, em termos territorial, depois do Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Destas unidades sanitárias cinco são de carácter provincial, quatro hospitais municipais, 19 centros de saúde, 84 postos de saúde distribuídos em nove municípios do Cuando Cubango.

Existem ainda 68 médicos, 17 técnicos superiores de diagnóstico terapêutico, 28 técnicos médios de diagnóstico terapêutico, 346 enfermeiros, 577 auxiliares de enfermagem e 496 pessoais de apoio hospitalar e administrativo, totalizando 1.527 profissionais.

A informação foi avançada hoje, em Menongue, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Lucas Mateus Macai, quando apresentava o estado funcional do sector actualmente.

Estes profissionais, com realce para os direccionados para assistência médica e medicamentosa, esclareceu, atendem uma população  estimada em mais de 500 mil habitantes.

De acordo com o responsável, o perfil epidemiológico da província apresenta a malária como principal doença, que domina a morbilidade, seguindo-se as respiratórias agudas, diarreicas agudas, febre-tifoide, parasitoses, tuberculose, Hiv/sida, malnutrição, doenças crónicas não transmissíveis e traumáticos por acidentes de viação.

Sem avançar dados estatísticos e específicos, o responsável apenas precisou que a cobertura vacinal, através do Programa Alargado de Vacinação, atinge quase 89 de todos os antígenos.

 

Leia também
  • 28/02/2019 17:36:56

    Minsa busca parceria portuguesa para Hospital Geral do Cuando Cubango

    Menongue - Os governos de Angola e de Portugal procuram mecanismos para, no âmbito da cooperação bilateral no domínio da saúde, dotar o Hospital Geral do Cuando Cubango de médicos de diversas especialidades, avançou nesta quinta-feira, em Menongue, o secretário de Estado para a área hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio.

  • 27/02/2019 17:49:21

    Sete unidades hospitalares garantem assistência no Cuangar

    Menongue - Dois centros médicos e cinco postos de saúde são as unidades hospitalares que garantem, actualmente, atendimento à população do município do Cuangar, fronteiriço com a Namíbia, situado a mais de 200 quilómetros a sudeste de Menongue, capital do Cuando Cubango.

  • 22/02/2019 07:03:38

    Jovens religiosos doam sangue no hospital central

    Cuito - Cinquenta jovens de diversas instituições religiosas, na província do Bié, doaram quinta-feira sangue na secção da hemoterapia do Hospital Central, no quadro do programa de apoio social da Brigada dos Jovens Solidários, nesta parcela do país.