Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

18 Abril de 2019 | 02h25 - Actualizado em 19 Abril de 2019 | 06h25

Benguela acolhe I congresso Internacional de Ciências Médicas da UKB

Benguela - O I congresso Internacional de Ciências Médicas da Faculdade de medicina da Universidade Katyavala Bwiala (UKB) vai decorrer nesta sexta-feira, em Benguela, com a participação de prelectores de Angola, Portugal, Cabo Verde e Cuba, que vão abordar variados temas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estudantes universitários (arquivo)

Foto: Estevão Manuel

Sob o lema “A universalização dos cuidados da saúde na comunidade e a formação dos profissionais como um desafio para a solução dos problemas da saúde em Angola”, o congresso tem como principais objectivos a troca de experiência entre profissionais de saúde e de outros ramos (professores e estudantes) para análise e discussão da saúde na comunidade, no contexto local, regional, nacional e internacional, indica um documento enviado à Angop.

A importância da universidade na comunidade e a capacitação de profissionais do ramo para consolidação da atenção primária é outro objectivo do congresso, cujos participantes vão absorver conhecimentos para benefício dos utentes dos serviços de saúde.

Entre as matérias agendadas para o congresso, destaca-se a conferência sobre “Os desafios da educação em ciências da saúde para a universalização dos cuidados de saúde”, a ser apresentada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, e uma mesa redonda sobre a “Influência da universidade na solução de problemas de saúde na comunidade.

A “Vinculação básico-clínico na formação médica”, a “Educação médica para o melhor atendimento – Relevância e horizonte da nossa Alma Mater da Saúde”, “Bioética clínica e doenças cardiovasculares - uma análise sobre o tratamento de qualidade”, “Hiperplesia da glândula sebácea – revisão clínico-patológica de 355 casos de pacientes de Belfast, Reino Unido, 2008 – 2016, são outros temas que serão discutidos no certame.   

Os temas “Envenenamento por serpentes de importância médica, a universalização dos cuidados de saúde na comunidade e a formação de profissionais de saúde”, a “Avaliação do estado nutricional dos estudantes do I e II anos da faculdade de medicina da Universidade Katyavala Bwila, Benguela 2017, a “Malnutrição infantil: prevalência e factores associados, Benguela 2018”, “O perfil clínico, epidemiológico e endoscópico do tumor do esófago no Hospital Geral de Benguela”, estão igualmente agendados para o encontro que contará com as presenças das titulares da Saúde e do Ensino Superior, respectivamente, Sílvia Lutukuta e Maria do Rosário Bragança.

Para o efeito, teve início nesta quarta-feira dois pré-cursos que servem de antecâmara do congresso, onde os participantes afloraram diversas matérias ligadas a profissão, entre os quais os “Cuidados primários em pacientes politraumatizados”,  “Actualização clínico-epidemiologica em doenças não transmissíveis” e “Educação médica orientada a comunidade”.

Falando por ocasião do evento, a decana daquela faculdade de medicina, Paula Oliveira, disse à Angop que  o congresso, cujas inscrições já foram encerradas, vai acolher 300 participantes e serão distribuídos por três grupos de trabalho, que deverão abordar diferentes temáticas em cada grupo.

Informou que, desde 2013, essa unidade orgânica da UKB tem lançado no mercado de trabalho uma média anual de 60 médicos, o que perfaz um total de 341 licenciados já formados desde a abertura da instituição em 2008.   

Segundo ainda Paula Oliveira, no ano académico 2019 estão matriculados 339 estudantes, sendo 83 do I ano, 52 do II, 63 do III, 42 do IV, 45 do V e 54 do VI e último ano do curso destinado às licenciaturas.

A Faculdade de Medicina conta já com cinco jornadas Técnico-científicas realizadas, sendo este o seu primeiro congresso.

A Faculdade de medicina da UKB foi criada através no Decreto nº 07/09, de 12 de Maio.

Leia também
  • 16/04/2019 19:17:21

    Especialista aconselha profissionais da voz a procurarem serviços especializados

    Benguela - A terapeuta da fala do Hospital Geral de Benguela, Bernardete Abrantes, aconselhou hoje (terça-feira), nesta cidade, os profissionais que têm na voz o seu principal instrumento de trabalho, a procurarem serviços especializados em otorrinolaringologia pelo menos uma vez por ano, para saberem do seu estado.

  • 11/04/2019 14:28:09

    Falta de salários volta a "assombrar" centros de hemodiálise em Benguela

    Lobito - Há seis meses que os mais de 100 funcionários dos dois centros de hemodiálise da província de Benguela estão sem receber salários, devido às dificuldades financeiras do Instituto Angolano do Rim (IAR), apurou hoje a Angop.

  • 01/04/2019 20:38:54

    Recolhidas mais de 50 bolsas de sangue no Hospital do Lobito

    Lobito - A Secção de Hemoterapia do Hospital Geral do Lobito, na província de Benguela, tem o stock reforçado com a recolha de mais 58 bolsas de sangue, para dar respostas às transfusões diárias dos doentes assistidos naquela unidade hospitalar.