Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Abril de 2019 | 16h04 - Actualizado em 19 Abril de 2019 | 16h03

Diagnosticados no Bié mais de 300 novos casos de Hiv/ Sida

Cuito - Trezentos e cinquenta e um novos casos de Hiv/Sida, dos quais 22 em crianças, foram detectados no primeiro trimestre do ano em curso na província do Bié, contra 228 registados em igual período do ano passado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada à Angop nesta sexta-feira, no Cuito, pelo supervisor provincial do programa de luta contra o Hiv/Sida, no Bié, Adelino Camato, ao sublinhar que no período em referência, foram testadas 12.951 pessoas contra a enfermidade, nas diversas unidades sanitárias da região, mais 470 em relação a igual período de 2018.

A província do Bié conta com Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntaria “Catvs” instalados a nível de nove municípios, onde além dos testes, são levadas a cabo palestras sobre o impacto da pandemia, as formas de transmissão e prevenção, uso correcto do preservativo, bem como o combate ao estigma.

Sem avançar as quantidades em stock, asseverou haver anti-retrovirais e outros meios suficientes, principalmente para acudir as gestantes, tendo em conta a quimio- profilaxia durante a gravidez.

Entretanto, apontou a escassez da Nevirapina e AZT (Zidovudina), drogas indispensáveis para os primeiros quatro meses após o nascimento do bébé, tendo salientando que, a instituição, através do Programa Nacional de Luta Contra a Sida, tudo faz para aquisição o mais rápido possível dos referidos fármacos.

Assuntos Província » Bié   VIH/Sida  

Leia também
  • 16/04/2019 15:05:52

    Camacupa com 88 milhões de Kwanzas para compra de medicamentos

    Camacupa - O município de Camacupa, a 82 quilómetros da sede provincial do Bié, conta com 88 milhões e 29 mil Kwanzas para a compra de medicamentos e material gastável, com vista ao melhoramento do atendimento nas unidades sanitárias locais.

  • 12/04/2019 14:21:10

    Maternidade Lucrécia Paim assiste 404 grávidas seropositivas

    Luanda - Quatrocentas e quatro mulheres seropositivas estão a ser assistidas durante o I trimestre na maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, para beneficiarem do processo de corte de transmissão vertical, informou hoje (sexta-feira), a directora Manuela Mendes.

  • 01/04/2019 18:01:29

    Feira da saúde beneficia mais de mil cidadãos no Cuito

    Cuito - Mil 632 pessoas de diversos estratos da sociedade beneficiaram-se, domingo, de consultas médicas gratuitas, no Cuito, durante a feira saúde promovida pela UNITEL e o sector da saúde na província do Bié.