Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

17 Abril de 2019 | 15h41 - Actualizado em 17 Abril de 2019 | 17h42

Reabilitação de hospitais melhora atendimento em Cabinda

Cabinda - A reabilitação, apetrechamento e formação de quadros está a contribuir na melhoria do processo de atendimento de pacientes nas unidades hospitalares da província de Cabinda, de acordo com o secretário provincial da saúde em exercício, Inácio Ferreira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hospital Materno Infantil 1º de Maio

Foto: Pedro João

Os Bancos de Urgências e de Sangue do Hospital Provincial, reinaugurados este ano pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, apontam como infra-estruturas revitalizadas para a melhoria da qualidade e de atendimento as populações da região.

Com capacidade de 20 camas, contra cerca de 10 camas anteriormente, a nova infra-estrutura conta ainda com uma sala de Unidade de Cuidados Intensivos (UTI), blocos operatórios, laboratórios de análises clínicas, serviço de imageologia, sala de esterilização, sala de tratamento, serviços integrados de medicina, cirurgia, diagnóstico e ortopedia.

Inácio Ferreira indicou o plano de formação permanente dos profissionais da saúde na província, no caso de médicos, enfermeiros e técnicos de diagnósticos para o aprofundamento dos seus conhecimentos com base nos protocolos de tratamento de doenças.

No âmbito do plano estratégico de formação, foram seleccionados 16 técnicos superiores, entre médicos e enfermeiros, para uma formação, que começa dia 20 do corrente mês na capital do país (Luanda), num período de 4 meses, na especialização em hemodiálise.

O  responsável reconheceu ainda a existência de défice de técnicos especializados para diagnósticos de doenças como de coração, ortopedia, infecção urinária e de TAC.

Para além das melhorias que se registam no Hospital Provincial, Inácio Ferreira, disse que os hospitais  Infecto Contagioso, Santa Catarina,  o Hospital 28 de Agosto e o Materno Infatil 1º de Maio vão merecer atenção para darem uma resposta de atendimento, assistência médica e medicamentosa  eficiente e de qualidade.

Apontou haver nestas unidades algumas dificuldades que se concentram na falta de equipamentos, médicos e de técnicos de especialização para os casos que requerem cuidados intensivos.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 27/03/2019 05:42:00

    Saúde regista 35 mortes por malária em dois meses em Cabinda

    Cabinda - Trinta e cinco óbitos é o registo causado pela malária nos meses de Janeiro a Fevereiro do ano em curso em Cabinda, dos cinco mil e 792 casos notificados pela secretaria provincial da saúde.

  • 27/02/2019 11:48:00

    Hospital de Cabinda com equipamento moderno

    Cabinda - Os bancos de urgência e de sangue do Hospital Provincial de Cabinda, reinaugurado terça-feira, após beneficiar de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento, estão equipados com material sofisticado para melhor atender os pacientes.

  • 06/02/2019 13:41:37

    Hospital Provincial de Cabinda recebe medicamentos

    Cabinda - Um lote de medicamento diverso foi doado ao Hospital Provincial de Cabinda pela empresa Porto de Cabinda, no quadro do seu programa de responsabilidade social.